Sistema tegumentar e sensorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema tegumentar
Introdução
Sistema tegumentar é o sistema de proteção dos corpos dos seres vivos protegendo-o e adaptando-o ao meio ambiente, o mesmo engloba a pele e seus anexos (pêlos e unhas). Tendo como função proteger o corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores, regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasossanguíneos, sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas.

Pele
A pele é o manto de revestimento do organismo, indispensável á vida e que isola os componentes orgânicos do meio exterior. Constituem em complexa estrutura de tecidos de várias naturezas, dispostos inter-relacionados de modo a adequar-se, de maneira harmônica ao desempenho de suas funções. (SAMPAIO &RIVITI, 2000).
A pele ou cútis, é o maior órgão do corpo humano, corresponde a 15% do peso corporal, seu teor de água é cerca de 70%, com peso de aproximadamente de 4,5 a 5,0 quilos, sua espessura situa-se entre 0,5 e 4,0 mm. Apresenta grandes variações ao longo de sua extensão, sendo ora mais flexível e elástica, ora mais rígida.
Superfície composta por sulcos e saliências: DERMATÓGLIFOS(impressões palmo plantares). Variações e pregas articulares e musculares, orifícios pilossebáceos e orifícios sudoríparos. A aparência da pele depende de uma série de fatores como: idade, sexo, clima, alimentação e estado de saúde do indivíduo, sendo que a cor da pele depende do fator genético racial (pigmento/melanina), regional, sexual e de conteúdo sanguíneos dos vasos. A camada superficial da pele:conhecida como epiderme , é um epitélio multiestratificado, formado por várias camadas (estratos) de células achatadas (epitélio pavimentoso) justapostas.
Depois da epiderme vem a derme , camada espessa de tecido conjuntivo sobre a qual se apóia a epiderme. Na derme situam-se algumas fibras elásticas e reticulares, bem como muitas fibras colágenas que garante elasticidade e dá forma a pele.
Ahipoderme é a camada mais profunda da pele que a une aos órgãos subjacentes. É constituída por tecido conjuntivo frouxo com quantidade variável de células adiposas, a depender da sua localização no corpo e do estado nutricional do indivíduo. É também conhecido como tecido celular subcutâneo ou panículo adiposo. Modela o corpo e é também um importante reservatório de energia para as atividadesmetabólicas. Como a gordura é um bom isolante térmico, essa camada proporciona proteção contra o frio.

Glândulas Sudoríparas
Mais de 2 milhões de glândulas sudoríparas estão espalhadas em um corpo humano.
A derme contém milhões de glândulas tubulares enroladas que se abrem na superfície da pele. O suor é produzido na parte espiralada e é conectada por um duto para os poros da superfície da pele.Estas glândulas são responsáveis pela secreção aquosa, que chamamos de suor, uma secreção que, além de permitir a eliminação de produtos tóxicos, resultantes do metabolismo celular, é também, um componente importante do mecanismo da termorregulação humana.
As glândulas sudoríparas estão localizadas na camada inferior da pele, juntamente com os folículos capilares e terminações nervosas. As célulasnervosas do sistema nervoso simpático estão ligadas às glândulas sudoríparas e controlam estas glândulas. As mesmas são essencialmente abundantes nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Glândulas Sebáceas
As glândulas sebáceas estão localizadas na derme, encontradas em muitas partes da pele, mas em abundância no couro cabeludo e na face, mas estão ausentes das regiões palmar e plantar. Asglândulas sebáceas se originam da mesma bainha epitelial que forma o folículo piloso. Como você pôde ver na o duto da glândula sebácea se abre no canal do folículo piloso; portanto, na maior parte do corpo, as glândulas sebáceas estão associadas a esses folículos. O produto de secreção dessas glândulas é o sebo, que se constitui como uma mistura semelhante à cera. O sebo é formado por colesterol e...
tracking img