Sistema sensorial humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
de
Biologia

Nome: Victória Pita Francelino da Silva
Professora: Vanusa
n º 37

Introdução

O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre o sistema sensorial humano, abrangendo suas características, doenças e curiosidades.
O sistema sensorial é bastante complexo, e cumpri a valorosa missão de detectar estímulos físicos e químicos.
Ele é composto pelosórgãos dos sentidos: olhos, boca, fossas nasais, ouvidos e pele; associados aos sistemas nervoso periférico e central, responsáveis pela decodificação e interpretação de tais estímulos.

Índice
Sistema sensorial humano...............................................................................1
Características gerais de cadasistema.............................................................2
Doenças do sistema sensorial..........................................................................3-5
Curiosidades....................................................................................................6
Bibliografia......................................................................................................7Conclusão........................................................................................................8

Sistema sensorial humano

O sistema sensorial é constituído pelos órgãos do sentido, como pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais, onde são encontradas as terminações sensitivas do sistema nervoso periférico. Os diferentes estímulos do ambiente são transformados em estímulos nervosos devido à capacidade que esses órgãos possuem. Osreceptores podem ser classificados, de acordo com a natureza do estímulo que são capazes de captar, como: quimiorreceptores, fotorreceptores, termorreceptores, mecanorreceptores. Os quimiorreceptores, língua e nariz, são perceptíveis à substâncias químicas, responsáveis pelo paladar e o olfato. 

Os termorreceptores respondem pela variação da temperatura, captando estímulos de natureza térmica.Os mecanorreceptores correspondem a estímulos mecânicos. Os fotorreceptores detectam a luz. A sensação do tato é proporcionada pelos mecanorreceptores, termorreceptores e receptores de dor, existentes na pele humana. As papilas gustativas situadas na língua, são os quimiorreceptores relacionados com o paladar, estabelece distinção entre os quatro sabores: salgado, doce, amargo e azedo. O epitélioolfatório é formado pelos quimiorreceptores relacionados com o olfato, estes estão localizados no teto das cavidades nasais. 

Os fotorreceptores estão situados nos olhos. Os olhos são bolsas membranosas cheias de líquido, composto de três camadas: esclera, coroide e retina. Na retina estão situadas as células fotorreceptoras. As células fotorreceptoras são os cones e os bastonetes. Asestruturas responsáveis pela recepção dos estímulos sonoros são o ouvido externo, o ouvido médio e a cóclea.

1
Características gerais de cada sistema

* Quimiorreceptores - Detectam substâncias químicas. Exemplo: na língua e no nariz, responsáveis pelos sentidos do paladar e olfato.

* Termorreceptores - Capta estímulos de natureza térmica, distribuídos por toda pele e mais concentrado emregiões da face, pés e das mãos.

* Mecanorreceptores - Capta estímulos mecânicos. Nos ouvidos, por exemplo, capazes de captar ondas sonoras, e como órgãos de equilíbrio.

* Fotorreceptores - Capta estímulos luminosos, como nos olhos.

* Exterorreceptores - Localizadas na superfície do corpo, especializadas em captar estímulos provenientes do ambiente, como a luz, calor, sons epressão. Exemplo: os órgãos de tato, visão, audição, olfato e paladar.

* Propriorreceptores - Localizadas nos músculos, tendões, juntas e órgãos internos. Captam estímulos do interior do corpo.

* Interorreceptores - Percebem as condições internas do corpo (pH, pressão osmótica, temperatura e composição química do sangue).

2

Doenças do sistema sensorial

Visão

*...
tracking img