Energia nucear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia nuclear
A energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantém unidos os seus componentes – as partículas subatômicas. Esta é  libertada sob a forma de calor e energia electromagnética pelas reações nucleares.
Esta energia provém do urânio, principalmente, mas também pode ser do tório e do plutônio, se bem que nos principais casos e do urânio.

Usina NuclearUsina Nuclear, também conhecida como central nuclear, é uma instalação que produz energia elétrica através de reações nucleares de elementos radioativos.
O elemento mais utilizado nas usinas é o urânio. Este material é colocado em barras dentro dos reatores da usina. O calor gerado pela reação move um alternador que produz a energia elétrica. 
Um dos grandes problemas é a geração do lixonuclear por parte destas usinas. Este lixo deve ser manipulado, transportado e armazenado, seguindo todas as normas de segurança. Isso ocorre, pois os resíduos radioativos são extremamente perigosos caso ocorra contato com seres humanos, fontes de água, terra, ar, etc.
O Brasil possui duas usinas nucleares em atividade, Angra I e Angra II, situadas no município de Angra dos Reis (estado do Rio deJaneiro).



Resíduos Nucleares
Cada central Nuclear converte, através de fissão nuclear, barras de urânio em resíduos nucleares altamente radioativos, por este motivo têm de ser protegidos e armazenados de forma segura fora do alcance de pessoas, animais e plantas durante centenas de milhares de anos.
Há cerca de 50 anos que existem centrais nucleares em atividade, no entanto, até hojenão se sabe como se deve armazenar os resíduos nucleares e o que fazer com eles. Não existe em qualquer parte do mundo um método para uma eliminação segura dos resíduos nucleares.
Enquanto um reator nuclear esta em funcionamento, algum do urânio é convertido noutros materiais, que se vão depositando nos elementos combustíveis. O combustível perde a sua eficiência na produção de calor, tornando-seassim necessária a sua substituição.
Proteção contra radiações
Radioctividade | Efeitos no organismo Humano |
Até 250 msv | Lesões cutâneas de recuperação total possível |
250 a 1000 msv | “Doença da radiação”: anemia por lesões da medula óssea;Alterações nos glóbulos brancos, aumentando o risco de infecções;Hemorragias por perda da capacidade de coagulaçãolesões na mucosa do estômago e dosintestinos, com vômitos, diarreia, debilidade e úlceras; |
1 a 4 sv | Dose semi-letal: doença grave por radiação, mortal em 50 % dos casos, por destruição da medula, lesões encefálicas e cardiovasculares, e hemorragias internas espontâneas. |
5 a 30 sv | Dose letal: danos graves no sistema nervoso, morte certa no prazo de 3 dias. |

Impacto Ambiental da energia Nuclear
Desde que foidescoberta a radioatividade, que os cientistas de todo o mundo se debruçam cada vez mais em formas de evitar acidentes e prejuízos para a saúde, o que ocorre com frequência nas fases iniciais de investigações. É de conhecimento e consciência geral o perigo que podem causar exposições a radiações radioativas, mas de conhecimento de poucos que esta exposição e natural, que faz parte do nosso quotidiano, eque possuímos defesas naturais no nosso sistema imunitário, mas que também tem limites.

Efeitos das radiações
Nos seres vivos os efeitos causados pela exposição a radioatividade manifestam-se a dois níveis:
. Nível somático, cuja expressão máxima é a morte.
. Nível genético, que é responsável pelo aumento de mutações, podendo assim originar aberrações genéticas nas gerações posteriores.Estes efeitos dependem da natureza da radiação, do seu tempo de vida, da intensidade e dos órgãos onde esta é acumulada, e tal como varia os efeitos, também varia a sua capacidade de penetração nos tecidos.
Os nêutrons e os raios gama são os que mais facilmente alcançam o interior do organismo, e são estes que são libertados em explosões nucleares ou em acidente nos reatores.

Acidente Nuclear...
tracking img