Sistema respiratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Respiratório
É o conjunto de órgãos responsáveis pela entrada, filtração, aquecimento, umidificação e saída de ar do nosso organismo. Faz as trocas gasosas do organismo com o meio ambiente, oxigenando o sangue e possibilitando que ele possa suprir a demanda de oxigênio do indivíduo para que seja realizada a respiração celular. O processo de troca gasosa no pulmão — oxigênio por dióxidode carbono — é conhecido como hematose pulmonar.
Esse processo envolve diversas estruturas, sendo: As fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.
Fossas nasais: Mais conhecida por nariz, apresenta seu interior revestido por uma mucosa nasal, rica em vasos sangüíneos destinados a aquecer o ar e, comos pêlos (vibrissas), a filtrar esse ar. Essa mucosa está ligada ao nervo olfativo. Na sua extremidade é formado por cartilagem e só na parte posterior é que tem osso (nasal) e separado pelo septo nasal. As duas cavidades que existem na sua face comunicam-se com o exterior pelas narinas e com a faringe pelas coanas.
A mucosa nasal fabrica uma secreção (muco) para reter as impurezas do ar. Assimcomo as fossas nasais permitem a saída do gás carbônico e do vapor de água que vem dos pulmões, a boca também pode auxiliar na respiração, principalmente quando existe algum problema nas fossas nasais.São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, sendo deparadas pelo septo nasal, uma parede cartilaginosa. As fossas nasais são divididas em três partes: vestíbulo, árearespiratória e área olfatória.
A faringe serve ao mesmo tempo, aos sistemas digestivos como ao respiratório. É o que conhecemos como garganta. Comunica-se também como as fossas nasais. Quando engolimos o alimento, a passagem de ar para os pulmões precisa ser temporariamente interrompida. Durante a deglutição, uma estrutura chamada epiglote fecha a traquéia, o tubo que leva o ar a nossos pulmões.Isso impede que o alimento penetre na traquéia, forçando-o a descer corretamente pelo esôfago. Evidentemente, não podemos respirar e engolir ao mesmo tempo..
Algumas pessoas têm o costume de falar enquanto comem. Neste caso, partículas do alimento podem entrar na laringe provocando um acesso de tosse que tem por objetivo expelir o alimento desviado para o canal errado.

o sistema respiratóriopode ser dividido em duas partes: porção de condução e porção de respiração. A primeira porção pertence aos órgãos tubulares, cuja função é a de levar o ar inspirado até a porção respiratória, representada pelos pulmões, e destes conduzir o ar espirado, eliminando o CO2. Assim, dos pulmões o ar expirado é conduzido pelos brônquios e traqueia, órgãos que realmente funcionam apenas como tuboscondutores de ar.
Acima destes, entretanto, situam-se a laringe, a faringe e o nariz que não são apenas condutores aeríferos. A laringe é também um órgão responsável pela fonação; a faringe está relacionada com o sistema digestivo, parte dela servindo de tubo condutor de alimentos; e o nariz apresenta porções que cumprem função olfatória.
O ponto mais projetado, anteriormente, da base do nariz recebeo nome de ápice e entre ele o nariz estende-se até o dorso do nariz, cujo perfil é variável, apresentando-se retilíneos, côncavo ou convexo. A forma das narinas é variável nos grupos raciais. O esqueleto do nariz é osteocartilagíneo, isto é, além dos ossos nasais e porções maxilares, fazem parte do esqueleto do nariz diversas cartilagens nasais.
O septo nasal apresenta-se quase sempre desviadopara direita ou para esquerda e grandes desvios podem dificultar a respiração. Está constituído por partes castilaginosa (cartilagem do septo nasal) e óssea (lâmina perpendicular do osso etmoide e osso vômer). O osso etmoide fica situado abaixo da porção mediana do osso frontal e entre as órbitas.
Observe que o osso apresenta duas massas laterais constituídas de células pneumáticas, isto é,...
tracking img