Sistema reprodutor masculino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA GENITAL MASCULINO:
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.

1. Bolsa Escrotal.
1.1 – Conceito: É uma dobra de pele situada na região anterior do períneo onde estão alojados os Testículos, epidídimos e início do cordão ou funículo espermático.
1.2 – Estrutura:
– Pele.
– Dartos (músculo liso). Umafina camada de tecido contrátil peculiar diretamente sob a pele do escroto.
– Septo.
– Rafe: É uma linha visível ou crista de tecido sobre o corpo humano, que se estende a partir do ânus através do períneo. Nos homens, este rafe continua através da linha média do escroto e para cima, através do aspecto posterior da linha média do pênis.

a) Testículo:
a.1 – Conceito: É a gônada masculinaprodutora de gameta s (espermatozóides) e hormônios sexuais (testosterona). Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo-osa uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal. 
a.2 – Configuração externa:
Faces: lateral e medial.
Bordas: anterior e posterior.
Pólos: superior e inferior.
a.3 – Envoltórios: São expansões do peritônio e dos músculos abdominais que foram trazidos na descida do testículo procedente da cavidade abdominal.
Os testículos estão encerrados numa cápsula, a túnica albugíneacomposta por tecido conjuntivo denso. A túnica albugínea é contínua com o tecido conjuntivo frouxo do mediastino testicular no pólo anterior do testículo. Ele envolve a rede testicular (rete testis) . A túnica albugínea também é contínua com o tecido conjuntivo frouxo dos septos testiculares. Estes septos dividem o testículo em lóbulos (lóbulos testiculares).
Túnicas vaginais:
a. Visceral
b.Parietal
Túnica espermática interna.
Túnica cremastérica.
Túnica espermática externa.
a.4 – Configuração interna:
Albugínea: capa fibrosa que envolve o testículo externamente.
Tubos seminíferos: tubo enovelado onde são produzidos os gametas (espermatozóides) e hormônios (testosterona).
Tubos retos: retificação dos tubos seminíferos.
Rede testicular: confluência dos tubos retos.
Ductoseferentes: ductos que saem do testículo.
b) Epidídimo:
b.1– Conceito: O epidídimo consiste em um longo ducto epididimário e em dúctos eferentes , que ligam a rede testicular ao ducto epididimário. Macroscopicamente, o epidídimo é dividido em cabeça, corpo, e cauda. Está circundado por uma espessa túnica albugínea - Tecido conjuntivo denso. Função específica no processo de maturação dosespermatozóides.
A cauda do epidídimo é o principal local de armazenamento para os espermatozóides .

c) Ducto deferente:
c.1 – Conceito: É um conduto musculomembranoso que conduz os espermatozóides do epidídimo à uretra. Entre 12 e 25 ductos eferentes originam-se da rede testicular. São forrados por um epitélio pseudo-estratificado cilíndrico ciliado . As células ciliadas ajudam a deslocar oespermatozóide no sentido do ducto epididimário.As células ciliadas ajudam a deslocar o espermatozóide no sentido do ducto epididimário .As células não ciliadas e dotadas de microvilos estão provavelmente envolvidas com o processo de reabsorção , enquanto outras possuem atividade excretora.O dúcto eferente e as partes iniciais do ducto epididimário constituem a cabeça do epidídimo. A mucosa pregada doducto deferente está forrada por epitélio pseudo-estratificado cilíndrico; no sentido da extremidade do ducto ele pode tornar-se um epitélio simples cilíndrico.
c.2 – Trajeto: escroto, canal inguinal, cavidade abdominal, cavidade pélvica.
c.3 – Ampola do ducto deferente: dilatação do ducto deferente próxima ao encontro com o ducto da vesícula seminal.
c.4 – Ducto ejaculatório: união do ducto...
tracking img