Sistema pex e ppr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
|
Trabalho de Sistemas Hidráulicos II |
|
|

|
Trabalho de Sistemas Hidráulicos II |
|
|

Centro Universitário Belas Artes de São PauloHewlett-Packard

AT3AU
Alunas: Juliana Principe;Maeck Yeung;Marina Mascaro;Nayara Romão;Paola Abjon

Hewlett-Packard

AT3AU
Alunas: Juliana Principe;Maeck Yeung;Marina Mascaro;Nayara Romão;Paola Abjon

SISTEMA PEX
O sistema PEX éum sistema predial de instalações hidráulico composto por tubos flexíveis que pode ser utilizado tanto para água fria quanto para água quente com conceito semelhante às nossas instalações elétricas.
Itens da Linha PEX Monocamada e Multicamada









FerramentasInstalação da Linha PEX Monocamada e Multicamada
As conexões da linha PEX monocamada e multicamada possuem um método de instalação que utiliza ferramentas especiais para que seja executada uma junta, através da crimpação.
Crimpar é unir o tubo à conexão com a ajuda de um alicate crimpador, que conforma o anel metálico da conexão ao tudo auxiliando na vedação feita pelos o-rings internos.Procedimento de Instalação PEX Monocamada e Multicamada

Passo 1: Coloca-se os anéis de crimpagem correspondentes ao diâmetro do tudo a ser utilizado com o ausílio da chave em L.



Passo 2: Caso necessário, corta-se o tubo na medida necessária para conectá-lo à conexão.


Passo 3: Insira dentro do tubo ocalibrador/chanfrador até o limite da ferramenta e gire no sentido horário para fazer o chanfro no interior do tubo.



Passo 4: O chanfro feito pelo calibrador/chanfrador facilitará a entrada do tubo na conexão.


Passo 5: Insira o tubo na conexão até que apareça no espião (furo de checagem).
Obs: Caso o tubonão seja inserido até o espião, poderá ocorrer vazamento na conexão.



Passo 6: Utilize o alicate crimpador para fazer a crimpagem da conexão do tubo, fixando-a assim definitivamente. O alicate deve ser totalmente fechado a fim de garantir a estanqueidade.



Curvamento de Tubos

Raio mínimo de curvatura do tubo PEX MonocamadaDobramento do Tubo PEX Multicamada

Os tubos PEX multicamada são dobrados com auxilio dos curvadores. Esta ferramenta deve ser utilizada na dobradura dos tubos para evitar problemas de colapsamento.
Para dobrar com a mola curvadora, deve introduzi-la por fora do tubo até chegar ao local desejado. Uma vez situada no ponto a curvar, dobramos com a mão, seguindo a tabela seguinte com os raiosmínimos de curvatura:

Exemplo de execução de curvatura de tubo utilizando o curvador:

Comprimento mínimo entre conexões

Nas instalações das linhas PEX Monocamada e Multicamada, sempre deve existir uma distancia mínima de tubo entre duas conexões. A tabela de comprimentos a seguir deve ser respeitada nas instalações.



Recomendações

Quando os tubos monocamadas são embutidos emalvenaria, é obrigatório o uso de tubos bainha, garantindo assim livre movimentação das tubulações condutoras de água por não estarem presas ao concreto, como também diminui o ruído como isolante acústico.
Quando utilizado em uma instalação de ponto a ponto (com distribuidor), esse procedimento permite fácil e rápida substituição de um tubo sem a necessidade de quebrar a parede. É só desligar otubo do conector e retirá-lo pela saída do ponto de água, substituindo por um novo tubo quando preciso. A inserção do tubo monocamada no interior do tubo bainha deve ser feita com a parede ainda aberta.
Os tubos multicamadas não precisam de tubos bainhas nas instalações.
Recomenda-se que as curvas ao longo da instalação tenham um raio mínimo igual a oito vezes o diâmetro do tubo que será...
tracking img