Sistema operacional android

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho De TI

Sistema Operacional ANDROID

Colaborador: Thiago duarte

Introdução
Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas. Segundo a Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias.
O Google desejava lançar um aparelho com serviçosbaseados em localização, mas não possuíam plataforma para isso. Então em agosto de 2005 adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto (Califórnia/USA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes. Em 5 de Novembro de 2007, o Google anunciou o Android como uma plataforma e acriação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.
Em 21 de outubro de 2008, Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project). Já no dia seguinte (22 de outubro de 2008) foi lançado o primeiro aparelho móvel comercialmente com o sistema Android, o HTC Dream ou G1.
Em 2 de novembro de 2009, foi lançado Motorola Droid(Milestone). Sendo considerado (na época) um dos melhores aparelhos com Android, obtendo ótimas críticas e sendo um dos celulares mais vendidos.
Em 5 de Janeiro de 2010, Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One. Sendo considerado o primeiro “superphone”, devido ao seu processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a Google vendê-lo apenas online (sem associação àsoperadoras).
A popularidade deste sistema operacional fez com que diversas empresas se interessassem no mesmo, como as marcas de smartphones, Samsung, Motorola, LG e Sony Ericsson, isso deixou o acesso ao Android mais fácil o que também aumentou a quantidade de fãs, aumentando assim a sua competitividade no mercado. O primeiro tablet comercialmente disponível com Android foi o Motorola Xoom (aversão 3.0 foi especialmente para tablets), lançado em 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.

As diferentes versões de Android têm origem na versão 1.5:
1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
2.0 - 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
2.2:FroYo (Frozen Yogurt - Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2011)
2.3: Gingerbread (versão lançada a 6 de dezembro de 2011)
3.0 - 3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)
4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)
4.1 - 4.2: Jelly Bean (Versão atual, lançada em 27 de junho de 2012, com atualização recebida em 29 deoutubro de 2012)

Algumas curiosidades:
- Os nomes de versões do Android são de sobremesas ou bolos (em inglês) que seguem uma ordem alfabética: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean.
Ninguém do Google até hoje revelou quais eram os nomes das duas primeiras versões com A e B e se recusam terminantemente a falar sobre o assunto.
- O mascote doAndroid é um robô, e seu nome é Bugdroid.

Vantagens
- Este sistema suporta uma variedade de tecnologias como GSM/EDGE, CDMA, Ev-DO, Bluetooth, 3G, Wi-Fi, dentre outros, podendo até mesmo fazer o uso de gráficos 3D.
- O Android foi feito em uma linhagem Java, com códigos abertos, deixando para que os usuários pudessem desenvolver diferentes funcionalidades, assim atualmente existem mais de 100 milaplicações disponível para o celular com Android.
- Há também muitas alternativas gratuitas em relação a aplicativos.
- Para que você possa encontrar as aplicações disponíveis basta que você se conecte ao Google Play, lá estão todos disponíveis e você poderá ver de perto o quanto os consumidores gostaram deste novo sistema.
- O Android também permite que você rode mais de um programa ao...
tracking img