Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Fisiologia Humana

Turma: A

Assunto: Sistema Nervoso

Sistema nervoso Apresentado
como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Fisiologia Humana pelo Curso de Barachelo em Enfermagem – Portaria/Mec n° 251 de 07/07/2011

Itaituba-PA
Sistema NervosoClassificação.

academica Antonia

SNC–(sistema nervoso central) Formado, por sua vez pelo encéfalo e pela medula espinhal.
SNP–(sistema nervoso periférico).
• Sistema nervoso central.
Encéfalo: é a principal área integradora do sistema nervoso – o local onde são armazenados, onde são geradas as emoções e onde outras funções, relacionadas ao nosso psiquismo e ao complexo controlede nosso corpo, são executadas.
Medula espinhal: exerce duas funções. Primeiro, serve como condutor para muitas vias nervosas. Segundo, serve como área integradora para a coordenação de muitas atividades neurais subconscientes.
• Sistema nervoso periférico.
È aquele que recebe as informações dos órgãos sensórias, transmite essa informação para o SNC, e do SN manda a resposta paraos órgãos efetores para os músculos e também para os órgãos.
Função.
← Função Sensitiva: os nervos sensitivos captam informações do meio interno e externo do corpo e as conduzem ao SNC;
←  Função Integradora:a informação sensitiva trazida ao SNC é processada ou interpretada;
←  Função Motora: os nervos motores conduzem a informação do SNC em direção aos músculos e às glândulas docorpo, levando as informações do SNC.

O neurônio.
São células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritose axônio.
Sinapse.
A sinapse é uma região de contato muito próximo entre a extremidade do axônio de um neurônio e a superfície deoutras células. Estas células podem ser tanto outros neurônios como células sensoriais, musculares ou glandulares.
Na maioria das sinapses nervosas, as membranas das células que fazem sinapses estão muito próximas, mas não se tocam. Há um pequeno espaço entre as membranas celulares (o espaço sináptico ou fenda sináptica).
Receptoras sensórias.
São capazes de captar, os receptores sensoriais podemser classificados em:
← Quimiorreceptores - Detectam substâncias químicas. Exemplo: na língua e no nariz, responsáveis pelos sentidos do paladar e olfato;
← Termorreceptores - Capta estímulos de natureza térmica, distribuídos por toda pele e mais concentrado em regiões da face, pés e das mãos;
← Mecanorreceptores - Capta estímulos mecânicos. Nos ouvidos, por exemplo, capazes decaptar ondas sonoras, e como órgãos de equilíbrio;
← Fotorreceptores - Captam estímulos luminosos, como nos olhos
← Nociceptores: detectam dor! Lesões nos tecidos desencadeadas por fatores químicos e/ou físicos.
Sensações Somáticas.

Classificação:
1. Mecanoceptivos: sensações de tato e posição pelo deslocamento mecânico do tecido corporal.
2. Termoceptivos: detectam calor e frio.
3.Nociceptores: receptores para dor (aguda ou crônica).

Sensações de tato e posição.

São conhecidos pelo menos seis tipos de receptores táteis inteiramente diferentes, mas existem muitos outros semelhantes a estes.

* Terminações Nervosas Livres: encontradas em toda parte da pele e em muitos outros tecidos, detectam tato, pressão vertical e dor.

* Corpúsculo de Meissner: são pequenascápsulas de tecido conjuntivo, elípticas, que envolvem uma terminação dendrítica espiralada, particularmente sensíveis ao tato fino e são abundantes nas papilas dérmicas da pele (dedos), na mucosa da língua e em outras regiões sensitivas. Adaptam-se em uma fração de segundo após terem sido estimulados, sensíveis a movimentos de objetos leves e vibração em baixa freqüência.

* Discos de Merkel:...
tracking img