Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA NERVOSO

O tecido nervoso encontra-se distribuído por todo o nosso organismo, interligando-se a formando uma espécie de rede. É por sua vez dividido em (1) Sistema Nervoso Central (SNC) formado pelo encéfalo e medula espinhal; e (2) Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e por pequenos agregados de células nervosas denominadas gânglios nervosos. Os nervos sãoconstituídos por prolongamentos de neurônios situados no SNC ou nos gânglios nervosos.
Um neurônio é uma célula composta de um corpo celular (onde está o núcleo, o citoplasma e o citoesqueleto), e de finos prolongamentos celulares denominados neuritos, que podem ser subdivididos em dendritos e axônios.
Os corpos celulares dos neurônios são geralmente encontrados em áreas restritas do sistema nervoso, queformam o Sistema Nervoso Central (SNC), ou nos gânglios nervosos, localizados próximo da coluna vertebral.
Do sistema nervoso central partem os prolongamentos dos neurônios, formando feixes chamados nervos, que constituem o Sistema Nervoso Periférico (SNP).
Classificação dos neurônios quanto a função que exercem:
- Motores: SNC músculo ------- São portanto EFERENTES (sai do SNC)
- Sensitivos:Periferia SNC ------ São portanto AFERENTES (chega ao SNC)
- Associação(misto): associam os motores aos sensitivos.
Os seres vivos são capazes de sentir e reagir a estímulos externos ao corpo. Eles fazem isso através do sistema nervoso.
Espalhados pelo corpo existem uma grande quantidades de células que funcionam como sensores que são capazes de receber estímulos externos e transferí-lospara locais específicos do sistema nervoso. Nesses locais, os estímulos recebidos são "compreendidos" e é gerada então uma resposta específica.
Assim, o impulso nervoso é o caminho percorrido pelo “estímulo” ao longo das células nervosas (neurônios). O sentido do impulso é sempre o mesmo: dendrito corpo celular axônio. Assim, o impulso nervoso é um impulso elétrico que se origina das alteraçõesnas cargas elétricas das superfícies interna e externa da membrana celular (potencial de ação).
Sinapse: Região especializada na transmissão do impulso nervoso de um neurônio a outro.
Entre a extremidade de um axônio e o dendrito do neurônio seguinte existe um minúsculo espaço denominado “espaço sináptico”. Neste espaço, são liberadas substâncias químicas (neurotransmissores) que provocamalterações elétricas na membrana plasmática da célula seguinte, propagando assim, o impulso. Existem sinapses feitas entre o axônio de um neurônio e o próprio músculo que deverá sofrer uma contração (sinapses neuromusculares).

O impulso nervoso
A membrana plasmática do neurônio transporta alguns íons ativamente, do líquido extracelular para o interior da fibra, e outros, do interior, de volta aolíquido extracelular. Assim funciona a bomba de sódio e potássio, que bombeia ativamente o sódio para fora, enquanto o potássio é bombeado ativamente para dentro.Porém esse bombeamento não é eqüitativo: para cada três íons sódio bombeados para o líquido extracelular, apenas dois íons potássio são bombeados para o líquido intracelular.
Somando-se a esse fato, em repouso a membrana da célula nervosa épraticamente impermeável ao sódio, impedindo que esse íon se mova a favor de seu gradiente de concentração (de fora para dentro); porém, é muito permeável ao potássio, que, favorecido pelo gradiente de concentração e pela permeabilidade da membrana, se difunde livremente para o meio extracelular.
Em repouso: canais de sódio fechados. Membrana é praticamente impermeável ao sódio, impedindo suadifusão a favor do gradiente de concentração. Sódio é bombeado ativamente para fora pela bomba de sódio e potássio.
Como a saída de sódio não é acompanhada pela entrada de potássio na mesma proporção, estabelece-se uma diferença de cargas elétricas entre os meios intra e extracelular: há déficit de cargas positivas dentro da célula e as faces da membrana mantêm-se eletricamente carregadas.
O...
tracking img