Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Uma propriedade elementar de qualquer substância viva é a capacidade de reagir perante qualquer estímulo que atue sobre a mesma. O nosso organismo é uma unidade, mas isso seria impossível se todos os sistemas e órgãos não estivessem interrelacionadas para formar um todo harmônico. Regular o funcionamento dos diferentes órgãos e sistemas entre si e facilitar o intercâmbio doorganismo com o meio é o papel do Sistema Nervoso. Todos os movimentos voluntários ou reflexos, toda a sensibilidade consciente e inconsciente, todos os processos psíquicos são produzidos e determinados pelo Sistema Nervoso.
O Sistema Nervoso é constituído fundamentalmente por um conjunto de células nervosas chamadas neurônios, dotadas de um prolongamento mais longo e outros menos longos chamados deaxônios e dentritos, mediante os quais se interrelacionam, quer dizer, cada axônio se comunica com outro dentrito, axônio ou corpo celular de outros neurônios.
Desta maneira, formam um complexo entrelaçado que poderia assemelhar-se aos circuitos interligados de um computador.
Como regente o sistema nervoso realiza três funções gerais: sensitiva, integradora e motora.
➢ Função sensitiva: Osnervos sensitivos captam informações do meio interno do corpo e do meio externo, e as conduzem para o SNC.
➢ Função Integradora: A informação sensitiva trazida ao SNC é processada ou interpretada. Desse modo, o cérebro não somente vê as situações, ele no mesmo momento determina o que ocorre e executa a solução.
➢ Função Motora: Os nervos motores conduzem a informação do SNC em direção aosmúsculos e às glândulas do corpo, levando os planos feitos pelo SNC, em seguida o nervo motor converte os planos em ação.
O sistema nervoso é composto por dois tipos de células: a neuroglia e os neurônios.
➢ Neuroglia – é a cola do nervo e a mais abundante das células nervosas, e se localiza no SNC. Elas suportam, protegem, isolam, nutrem, geralmente cuidam dos delicados neurônios. Asduas células da neuroglia mais comuns são os astrócitos (de aspecto estrelado, são os que aparecem em maior quantidade; eles suportam e também formam uma barreira protetora ao redor dos neurônios do SNC. Essa barreira atua contra a entrada, no tecido nervoso do encéfalo e da medula espinal, de substâncias tóxica presentes no sangue) e as células ependinária (que reveste as cavidades internas docérebro e participa da formação do líquido cerebrospinal.

➢ Neurônio – é a célula mais importante na transmissão da informação. Ele capacita o sistema nervoso a atuar como uma ampla rede de comunicação. Ele se divide em três partes:

• Dentritos _ semelhante a uma árvore, recebem as informações de outros neurônios e as transmitem para as células do corpo.
• Corpo celular _ quecontém o núcleo é essencial para vida da célula.
• Axônio _ que transmite a informação para fora do corpo celular. Cada um deles é envolvido por uma bainha de mielina que age como isolante, essa bainha é uma fibra nervosa e é responsável por transmitir informações ou dos impulsos nervosos que se propagam com rapidez.
A transmissão dos impulsos nervosos é feita por meio dosneurônios, dispostos um bem próximo ao outro, porém e com um pequeno espaço entre eles, denominado fenda sináptica. Para que não haja interrupção no envio do estímulo, no final dos axônios há substâncias condutoras, os neurotransmissores, que são lançados na fenda sináptica, permitindo, assim, a passagem do impulso.
*Sinapse: é o conjunto de eventos e estruturas relacionados à transmissão doimpulso nervoso.

[pic]
O neurônio e uma Sinapse

O sistema nervoso é um complexo circuito interligado ele se subdivide em sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP) e sistema nervoso autônomo (SNA).

[pic]

Sistema Nervoso Central

Ele é quem controla todas as informações, interpretando-as e mandando as respostas. Composto...
tracking img