sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema nervoso
O sistema nervoso é uma complexa trama de células e fibras nervosas, cuja finalidade é tornar o organismo integrado e capaz de funcionar como um todo. O sistema nervoso ramifica-se por todo o organismo e relaciona os órgãos entre si, coordenando funções.
No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e a células da glia(ou neuroglia)
Neurônios: é acélula do sistema nervoso responsável pelo impulso nervoso. O neurônio e constituído pelas seguintes partes:
Corpo celular: é a parte onde ficam o núcleo e diversas organelas,como mitocôndrias que irão produzir algumas substâncias importantes e energia para o funcionamento correto da célula.
Dendritos: são ramificações que saem do corpo celular, que funcionam como antenas, para captar sinaiselétricos e retransmiti-los através do axônio.
Axônio: é uma grande extensão do corpo celular, que conecta á outros neurônios os á células de outro tecidos, como músculos, glândulas. Em torno do axônio geralmente são formadas as “ bainha de mielina”, essa bainha faz com que transporte de impulso nervoso seja mais rápido.
Célula da glia: cumprem a função de sustentar, proteger, isolar e nutriros neurônios. Vários tipos celulares distintos , entre eles:
Oligodendrócitos: células responsável pela produção da bainha de mielina(encontrados apenas no SNC).
Astrócitos: sustentação mais transporte de constituintes sanguíneos dos capilares para os neurônios, preencher os espaços entre os neurônios e regulam concentração de diversos substâncias como os neurotransmissores.
Micróglia: sãopequenas e alongadas, com prolongamentos curtos e irregulares. São fagociárias ,, semelhantes aos macrófagos que participam da defesa do sistema nervoso.












Sinapse Nervosa
As sinapses nervosas são os estímulos (Impulsos Nervosos) que passam de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores, através da fenda sináptica.
As sinapses ocorremno contato das terminações nervosas, dos telodendros com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois por mais que as estruturas estejam muito próximas, há um espaço entre elas, chamado sinapse ou fenda sináptica. O Impulso Nervoso ainda consegue passar devido aos neurotransmissores localizados nos telodendros, que atravessam a fenda e estimulam receptor (bioquímico) nos dendritos eassim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.
.
Divisão do Sistema Nervoso
Pode ser dividido em duas partes:
1. Sistema Nervoso Central (SNC)
2. Sistema Nervoso Periférico (SNP)


Sistema Nervoso Central
SNC é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente.Encéfalo
Está localizado no crânio e protegido por ele. É formado principalmente pelo cérebro, cerebelo e bulbo.

Cérebro: está relacionado coma maioria das funções do organismo com a recepção de informação visual, movimentos do corpo que requerem coordenação de grandes números de partes do corpo.

Cerebelo: coordena juntamente com o cérebro, os movimentos do corpo. É responsável peloo equilíbrio do corpo, além disso, regula o grau de contração muscular dos músculos em repouso.

Bulbo: tem função relacionada com respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com reflexos e transmissão de informações sensórias e motoras.

Medula Espinhal

É transmitir os estímulos nervosos da periferia do corpo até o cérebro, bem com as respostas produzidos pelocérebro. Constituem o centro nervoso responsável por uma série de atos reflexos, principalmente os relacionados com intestino de conservação.

Sistema Nervoso Periférico
O sistema nervoso periférico é formado por nervos encarregados de fazer as ligações entre o sistema nervoso central e o corpo. NERVO é a reunião de várias fibras nervosas, que podem ser formadas de axônios ou de dendritos....
tracking img