Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Nossa Senhora das Neves

Estudo Dirigido
Sistema Nervoso

Alunas: Maria Eduarda Nunes e Maria Eduarda Sena
Componente Curricular: Ciências
Professora: Alane Brito

* A função do sistemanervoso é coordenar, juntamente com o sistema endócrino, diversas funções do nosso corpo.

* O sistema nervoso é formado por cerca de 100 bilhões de neurônios, que são células que conduzem mensagenschamadas de “impulsos nervosos”.

* Os impulsos nervosos são mudanças de cargas elétricas que percorrem o neurônio a uma velocidade que pode chegar á 120 metros por segundo.

* A região decontato entre dois neurônios é chamada de “sinapse“.

* As substâncias químicas que transmitem as mensagens de um neurônio a outro pela sinapse são chamadas de neurotransmissoras.

* O consumo dedrogas altera a passagem dos impulsos nervosos pela sinapse.

* As mensagens recolhidas pelos órgãos dos sentidos são levadas ao sistema nervoso central, formado pelo encéfalo e pela medulaespinhal.

* O conjunto de nervos que recebem mensagens e leva as respostas, é chamado de sistema nervoso periférico.

* O sistema nervoso central é protegido por ossos (crânio e coluna vertebral) e portrês membranas do tecido conjuntivo, as meninges (dura-máter, pia-máter e aracnóide).

* O encéfalo coordena a memória, emoções, sede, fome, linguagem, consciência, inteligência e etc. O encéfalo éuma massa cinzenta dentro do crânio.

* No encéfalo há varias régios: cérebro, cerebelo, ponte, tálamo, hipotálamo e bulbo. Essas regiões não trabalham por si só, pelo contrário, muitas funçõesdependem do trabalho conjunto de mais de uma delas. Algumas regiões, porem, tem um controle maior sobre determinadas funções.

Funções das regiões do encéfalo:

Cérebro – É a maior parte do encéfalo.Divide-se em duas partes: direito e esquerdo. No cérebro, estão as áreas responsáveis pelos órgãos dos sentidos e pelas seguintes funções: linguagem, raciocínios, aprendizagem e etc.
Cerebelo –...
tracking img