Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA NERVOSO

O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que origina dentro ou fora do organismo. Ao ser estimulado esse tecido torna-se capaz de conduzir os impulsos nervosos demaneira rápida, mesmo tendo que percorrer longas distâncias, é o tecido mais especializado do organismo.
O sistema nervoso é dividido em 2 partes:
– Sistema Nervoso Central (encéfalo)
–Sistema Nervoso Periférico (medula espinhal).

Neste sistema existem os neurônios se dividem em 2 grupos, são eles:

Irritabilidade = é sensível a um estímulo
Condutibilidade = capaz de originar umimpulso pelo Protoplasma.


Classificação Funcional do Neurônio

• Neurônio Aferente ou Sensitivo = é o responsável por receber e reagir aos estímulos exteriores.
• Neurônio Associativoou Internuncial = encontrasse na periferia e é o responsável por interpretar e enviar os estímulos ao sistema nervoso central.
• Neurônio Eferente = é o responsável por responder aos estímulose enviar para a periferia e ocorrer a ação.

Então, é recebido pelo Aferente que reage ao estímulo e transfere para o Associativo que envia para o SNC. No central os neurônios traduzem esse estimuloe envia de volta através do SNP como resposta para ação estimulada.




CÉLULAS DA GLIA

Essas células não possuem as mesmas funções dos neurônios (irritabilidade e condutibilidade), não geramimpulsos, elas apenas auxiliam a função neuronal, as células são:

• Astrócito = é uma célula estrelada, serve como sustentação, formam o “esqueleto” dentro do sistema nervoso. Produzsubstancia Neurotrófica, sinaliza aos neurônios que devem continuar crescendo e formar sinapses, além de fazer a nutrição pelos Pés Vasculares que formam a barreira Hematoencefálica (BHE, uma membranaconstituída de células endoteliais encontradas no cérebro cuja função é prevenir substâncias químicas da corrente sanguínea para o cérebro que possa lesá-lo). Esses Pés retiram proteínas e oxigênio dos...
tracking img