Sistema nervoso perifirico

1008 palavras 5 páginas
___________________________________________________________________________________________________

Sistema Nervoso Periférico (SNP)

Sistema Nervoso Periférico (SNP):A porção periférica está constituída pelas vias que conduzem os estímulos ao sistema nervoso central ou que levam até aos órgãos efetuadores as ordens emanadas da porção central. Se localiza fora do esqueleto axial e compreende os nervos cranianos e espinhais, os gânglios e as terminações nervosas.

Nervos: São cordões esbranquiçados constituídos por feixes de fibras nervosas reforçadas por tecido conjuntivo. Podem ser espinhais ou cranianos, conforme a sua união com a medula espinhal ou com o encéfalo.

A função dos nervos é conduzir, através de suas fibras, impulsos nervosos do sistema nervoso central para á periferia (impulsos eferentes) e da periferia para o sistema nervoso central (impulsos aferentes).

Os nervos são quase totalmente desprovidos de sensibilidade. Se um nervo é estimulado ao longo de seu trajeto, a sensação geralmente dolorosa é sentida não no ponto estimulado, mas no território sensitivo que ele inerva. Ex: Dor (sensação fantasma).
Durante o seu trajeto os nervos podem se bifurcar.São classificadas em fibras de pequeno, médio e grande calibre.

As terminações sensitivas (Receptores),localizada nas extremidades das fibras, quando estimuladas, dão origem a um impulso nervoso que segue pela fibra . Este impulso é levado ao sistema nervoso central e, depois, atinge áreas específicas do cérebro, onde é “interpretado”, resultando em uma resposta adequada.

Receptores:

Corpúsculos de Paccini, Ruffini,Órgãos Tendinosos de Golgi, fusos musculares.

Nervos espinhais:

Na região lateral anterior e posterior da medula espinhal, fazem conexão pequenos filamentos denominados filamentos radiculares, que unem para formar , respectivamente, as raízes ventral e dorsal dos nervos espinhais. As duas raízes se unem para formar os nervos espinhais.

Existem 31 pares

Relacionados

  • Sono e Vigilia
    2295 palavras | 10 páginas
  • Fisiologia
    102571 palavras | 411 páginas
  • fisiologia
    124289 palavras | 498 páginas