Sistema nervoso perifirico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
___________________________________________________________________________________________________

Sistema Nervoso Periférico (SNP)

Sistema Nervoso Periférico (SNP):A porção periférica está constituída pelas vias que conduzem os estímulos ao sistema nervoso central ou que levam até aos órgãos efetuadores as ordens emanadas da porção central. Se localiza fora do esqueleto axial e compreendeos nervos cranianos e espinhais, os gânglios e as terminações nervosas.

Nervos: São cordões esbranquiçados constituídos por feixes de fibras nervosas reforçadas por tecido conjuntivo. Podem ser espinhais ou cranianos, conforme a sua união com a medula espinhal ou com o encéfalo.

A função dos nervos é conduzir, através de suas fibras, impulsos nervosos do sistema nervoso central para áperiferia (impulsos eferentes) e da periferia para o sistema nervoso central (impulsos aferentes).

Os nervos são quase totalmente desprovidos de sensibilidade. Se um nervo é estimulado ao longo de seu trajeto, a sensação geralmente dolorosa é sentida não no ponto estimulado, mas no território sensitivo que ele inerva. Ex: Dor (sensação fantasma).
Durante o seu trajeto os nervos podem sebifurcar.São classificadas em fibras de pequeno, médio e grande calibre.

As terminações sensitivas (Receptores),localizada nas extremidades das fibras, quando estimuladas, dão origem a um impulso nervoso que segue pela fibra . Este impulso é levado ao sistema nervoso central e, depois, atinge áreas específicas do cérebro, onde é “interpretado”, resultando em uma resposta adequada.

Receptores:Corpúsculos de Paccini, Ruffini,Órgãos Tendinosos de Golgi, fusos musculares.

Nervos espinhais:

Na região lateral anterior e posterior da medula espinhal, fazem conexão pequenos filamentos denominados filamentos radiculares, que unem para formar , respectivamente, as raízes ventral e dorsal dos nervos espinhais. As duas raízes se unem para formar os nervos espinhais.

Existem 31 paresde nervos espinhais aos quais correspondem 31 segmentos medulares assim distribuídos :

8 cervicais;
12 torácicos;
5 lombares;
5 sacrais;
1 coccígeno.

Os 31 pares de nervos raquidianos que saem da medula relacionam-se com os músculos esqueléticos. Eles se formam a partir de duas raízes que saem lateralmente da medula: a raiz posterior ou dorsal, que é sensitiva, e a raiz anterior ouventral, que é motora. Essas raízes se unem logo após saírem da medula. Desse modo, os nervos raquidianos são todos mistos.

O primeiro par cervical emerge entre o atlas (primeira vértebra cervical) e o occipital.

O trajeto de um nervo pode ser superficial ou profundo. Os superficiais com predomínio sensitivo e os profundos, com predomínio motor.

Denomina-se dermátomo o território cutâneoinervado por fibras de uma única raiz dorsal. Assim temos dermátomos C3, T5, etc.
O estudo da topografia dos dermátomos é muito importante para a localização de lesões radiculares ou medulares e, para isso, existem mapas em que eles são representados nas diversas partes do corpo.

Plexos:

Os ramos anteriores dos nervos espinhais, formam uma rede de nervos denominado plexos.
Os principaisplexos são:
Plexo cervical (C1 – C5)
Plexo braquial (C5 – T1)
Plexo lombar (L1 – L4)
Plexo sacral (L4 – S4)
Na região de T2 á T12 não possui plexos

Plexo Braquial:

O plexo braquial é responsável pela inervação do membro escapular, é formado pelos ramos ventrais dos nervos cervicais inferiores (C5, C6, C7, T1), além de pequenas contribuições de C4 e T2.
Nervo Radial, nervo mediano, nervoulnar.

Plexo cervical (C1 – C5)
O plexo cervical inerva a cabeça e pescoço e parte superior dos ombros e tórax. Os nervos frênicos originam-se dos plexos cervicais e inervam o diafragma. Lesões (secção) da medula espinhal acima da origem do nervo frênico provoca parada respiratória.

Plexo braquial (C5 – T1)
Passa pela clavícula e axila e inerva os ombros e membros superiores. Lesões do...
tracking img