Psicanalise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A PSICANÁLISE
As teorias científicas surgem influenciadas pelas condições da vida sócia, nos seus aspectos econômicos, políticos, culturais.
Sigmund Freud (1856-1939) – ousou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos.
O termo Psicanálise é usado para serefletir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.
Caracterizada por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica.
Freud publicou uma extensa obra, relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana.
A psicanálise, enquanto método de investigação caracteriza-se pelo métodointerpretativo, buscando significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.
A psicanálise é usada como base para psicoterapias, aconselhamento, orientação; é aplicada no trabalho com grupos, instituições. Instrumento para a análise e compreensão de fenômenos sócios relevantes: novasformas de sofrimento psíquico, o excesso de individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência.
A GESTAÇÃO DA PSICANÁLISE
Freud formou-se em Medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em Psiquiatria. Trabalhou em um laboratório de Fisiologia, e deu aulas de Neuropatologia no instituto onde trabalhava.
Por dificuldades financeiras, começou a clinicar, atendendopessoas acometidas de “problemas nervosos”. Trabalhou com Jean Charcot (Psiquiatra Francês) que tratava as histerias com hipnose.
Freud, em sua Autobiografia, afirma que desde o início de sua pratica medica usava a hipnose, não só com objetivos de sugestão, mas também para obter a história da origem dos sintomas.
A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE
Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico comos pacientes e os deixou dar livre custo às suas ideias, observou que, muitas vezes, eles ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou resistência. E chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ourepresentação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma. Estes conteúdos psíquicos “localizam-se” no inconsciente.
A PRIMEIRA TEORIA SOBRE A ESTRUTURA DO APARELHO PSÍQUICO
Em 1990, no livro A interpretação dos sonhos, Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas:inconsciente, pré-consciente e consciente.
*O inconsciente exprime o “conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência” Constituído por conteúdos reprimidos, que não têm acesso aos sistemas pré-consciente/consciente, pela ação de censuras internas.
*O pré-consciente refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis à consciência. É aquilo que não está na consciência,neste momento, e no momento seguinte pode estar.
*O consciente é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno de percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção, o raciocínio.
A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE INFANTIL
Freud, em suas investigações na prática clínica sobre ascaudas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos.
Os principais aspectos destas descobertas são:
A função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento, e não só a partir da puberdade como afirmavam as ideias dominantes.
O período de...
tracking img