Sistema nervoso humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítilo I - Introdução

Este trabalho, cujo tema é o Sistema Nervoso, surge no âmbito da cadeira de Técnicas de Expressão e Comunicação – Português Técnico, e consiste, tal como o título do trabalho indica, numa abordagem acerca do Sistema Nervoso.
Como aluna de Biologia, estudar o comportamento dos animais (racionais ou não), em determinadas situações, como em caso de doença ou mudança dehabitats, é fascinante. Embora tenha falado acerca de uma das doenças do Sistema Nervoso mais faladas actualmente – o Parkinson, não me debati tanto a estudar esta vertente acerca de comportamentos para este trabalho. Procurei, essencialmente, estudar as bases para a compreensão do funcionamento do Sistema Nervoso.
Portanto, foi feita uma abordagem à forma como, por conveniência de estudo, oSistema Nervoso se encontra dividido, à fisiologia e morfologia do mesmo, ao electroencefalograma (EEG) e ainda acerca do Parkinson.
Passo, então, a apresentar o trabalho.

Capítulo II – ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO
O Sistema Nervoso, apesar de ser um sistema único e integrado, admite-se, por conveniência de estudo, que é constituído pelo Sistema Nervoso Central (SNC) e pelo Sistema NervosoPeriférico (SNP), que inclui o Sistema Nervoso Somático e o Sistema Nervoso Autónomo.

Fig.1 – Esquema do Sistema Nervoso

Sistema Nervoso Central (SNC)
O Sistema Nervoso Central ocupa a cavidade dorsal, actua como integrador e centro de comando de todo o sistema nervoso, interpreta a informação sensorial recebida e emite respostas baseadas na experiância passada, reflexos e condições existentes,sendo constituído pela espinal medula e encéfalo.
A espinal medula encontra-se alojada no canal raquidiano da coluna vertebral e consiste na parte do eixo cerebrospinal com aspecto de cordão branco, subcilíndrico, atingindo entre 44 e 46 cm de comprimento. Apresenta ainda dois sulcos profundos, um anterior e outro posterior, e alguns sulcos laterais.
O encéfalo é composto pelo cérebro, que ocupaa parte superior do crânio e é constituído por dois hemisférios: o hemisfério direito – que comanda o lado esquerdo do corpo e é especializado na percepção do espaço, na apreciação da música, na criatividade, tendendo, portanto, a ser emocional, intuitivo e generalizado – e o hemisfério esquerdo – que comanda o lado direito do corpo e é especializado na linguagem, matemática e pensamento,tendendo a ser racional, lógico e analítico. O encéfalo é também constituído pelo cerebelo, que é responsável pelo equilíbrio e coordenação da actividade muscular; e pelo bolbo raquidiano, que inclui o tálamo e o hipotálamo – reguladores de sensações – o mesencéfalo e a ponte – transferidores de implusos no encéfalo – e a medula – comanda a respiração, a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos,entre outras actividades vitais. O encéfalo requer um ambiente controlado e imutável, nomeadamente me relação a substâncias químicas a que é exposto. Daí que possua uma barreira hemato-encefálica, que impede determinadas substâncias químicas de passarem do sangue para o encéfalo. Esta barreira resulta do facto de os capilares encefálicos não serem porosos como os restantes do nosso organismo; assim,apenas se permite a passagem para o encéfalo de substâncias formadas por moléculas de menores dimensões, como o oxigénio e os anestésicos.

Sistema Nervoso Periférico (SNP)
O Sistema Nervoso Periférico é constituído, essencialmente, pelos nervos periféricos – que permitem a comunicação, ligando todas as partes do organismo ao Sistema Nervoso Central e que têm origem no cérebro; nervoscranianos – que transportam os impulsos nervosos para e do encéfalo; e nervos espinais – que transportam as mensagens nervosas para e da espinal medula. Deste modo, destacam-se duas divisões: os nervos sensoriais ou aferentes e os nervos motores ou eferentes.
A divisão sensorial ou aferente faz convergir, no Sistema Nervoso Central, os impulsos captados nos receptores localizados nas várias partes...
tracking img