Sistema nacional financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Nome: Flávia Cristina de Oliveira
Atividade 01 – Mercado de Capitais

1) Para qual finalidade existe o mercado financeiro?
Mercado financeiro é o conjunto de instituições que possibilitam a transferência de recursos, onde ocorrem transações comerciais, visando a troca de um bem ou serviço por dinheiro. Este mercado consiste em uma atividadeem quem detêm recursos e não precisa deles no momento disponibilizam para os que necessitam deles no momento em que estão deficitários.
Esse mercado atende tanto o indivíduo, cuja receita não está cobrindo suas despesas, quanto empresas que oferecem participação a sociedade para obter recursos para investimento e capital de giro. Os bancos e governos também participam desse mercado.
Portanto, nomercado financeiro, historicamente, foram criados instrumentos para permitir a transferência dos superavitários para os deficitários.

2) Indique que produto é negociado neste mercado.
O produto negociado neste mercado é o capital, ou seja, dinheiro. Assim, quem precisa deste recurso, oferece em troca pagar um valor maior, após um determinado período de tempo, por meio de um contrato que échamado de título, ou obrigação.

3) Explique como o mercado financeiro pode promover a democratização do acesso à riqueza.
O mercado financeiro pode promover a democratização da riqueza, permitindo que parte da renda seja transformada em aplicação, promovendo a transferência dos superavitários para os deficitários.
A circulação do dinheiro vai garantir a acumulação de riqueza. Aqueles que nãoprecisam de toda a renda vão aplicar a sobra para gerar mais renda, fazendo da aplicação e o empréstimo instrumentos de em investimento produtivo para ter lucro.
O mercado financeiro torna possível e facilitam as duas alternativas, pois se encontram certos títulos que oferecem o pagamento de juros e outros que permitem a participação nos lucros de empresas. Esses títulos também são chamados deobrigações porque, na verdade, são contratos que exigem obrigações de quem os vendeu: pagar juros ou lucros.

4) Qual a função do Conselho Monetário Nacional?
O Conselho Monetário Nacional é o órgão responsável por expedir diretrizes para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional.
Dentre suas funções estão: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia;regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras; coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária e da dívida pública interna e externa.
5) Qual afunção do Banco Central no mercado financeiro?
O Banco Central do Brasil é o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional, ele é responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover opermanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Dentre suas atribuições estão: emitir papel-moeda e moeda metálica; executar os serviços do meio circulante; receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias; realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras; regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais; exercer o controle de crédito; exercer a fiscalização das instituições financeiras; autorizar o funcionamento das instituições financeiras; estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras; vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e controlar...
tracking img