Sistema locomotor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
O objetivo deste trabalho é trazer maiores informações sobre o sistema ósseo e muscular e mostrar as diversas características do corpo humano, como os ossos do esqueleto e as classificações de músculos, agonistas e antagonistas, por exemplo.
Justificativa
Trabalho feito para a disciplina de Educação Física, com conteúdo escrito e apresentação de slides. É importante saber sobre essessistemas ósseos e musculares nessa disciplina para entendermos as reações de nossos corpos ao praticar uma atividade física.
Resumo
O sistema ósseo é formado por todos os ossos do corpo ao todo 206, tendo como funções armazenamento de minerais e proteção a órgãos vitais (coração, pulmão, cérebro). O sistema ósseo apresenta diferentes tipos de ossos como (longos, curtos, e chatos), embora tenhamformas diferentes todos apresentam a mesma estrutura interna. O sistema muscular é formado por 639 músculos, Que são responsáveis pelos movimentos do corpo. Os músculos são classificados em músculo esquelético, músculo liso e músculo cardíaco. Os músculos representam 50% do peso total do corpo humano.

Sistema Esquelético
O osso é um tecido corporal que muda constantemente e que desempenhavárias funções.
O sistema esquelético é formado por todos os ossos do corpo (que ao todo são 206). O esqueleto desempenha muitas funções no corpo humano como:
*Resistência e estabilidade ao corpo;
*Agem como estrutura de apoio para que os músculos criem o movimento;
*Protegem órgãos vitais (coração, pulmão, cérebro);
*Armazena minerais essenciais ao organismo. O cálcio e fósforo, que sãofundamentais para o funcionamento das células e devem estar presentes no sangue. Quando o nível de cálcio diminui no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência.
Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano), como mostra a figura ao lado. Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras, como material de reserva. No interiorde alguns ossos (como o crânio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeças dos ossos do braço e coxa), há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Forma dos ossos
Quanto à forma, os ossos podem ser longos, curtos e chatos. Os ossos longos apresentam o comprimento maior que a largura e aespessura. Exemplos: o fêmur (o osso da coxa), o úmero (o osso do braço) e a tíbia (um dos ossos da perna).
Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, popularmente chamada de “rótula” (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé). Os ossos chatos são finos e achatados. Exemplos: a escápula, ossosituado na região do ombro, as costelas e os ossos do crânio.
Crescimento Ósseo
Há um esqueleto cartilaginoso durante a vida embrionária, o qual será quase totalmente substituído por um esqueleto ósseo. É o que se denomina ossificação endocondral (do grego endos, dentro, e chondros, cartilagem).
Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da vida intra-uterina. Ao nascer, a criança jáapresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantêm regiões cartilaginosas que permitem o crescimento. Entre os 18 e 20 anos, essas regiões cartilaginosas se ossificam e o crescimento cessa. Nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante (na ponta do nariz, orelha, laringe, parede da traquéia e extremidades dos ossos que searticulam).
Estrutura dos ossos
Apesar de apresentarem formas diferentes, a estrutura interna dos ossos é a mesma.Os ossos apresentam:
Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem;
Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso;
Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo.
Canal ósseo – o canal onde se encontra a medula óssea....
tracking img