Sistema genital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2234 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS GENITAIS:
Masculino
Sistema genital masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos seminais intra e extratesticulares, glândulas anexas e pênis.
[pic]
Testículo
Os testículos têm duas funções inter-relacionadas: a produção de gametas (espermatogenese) e a produção de esteróides. O meio em suspensão, secretado pelo testículo e por outras porções do sistema deductos, é essencial para o transporte, a manutenção e a maturação posterior dos espermatozoides. os hormônios esteróides, sobretudo a testosterona, funcionam na regulação do desenvolvimento do espermatozóide e do crescimento, além do desenvolvimento e manutenção das glândulas acessórias. Estes hormônios também influenciam o desenvolvimento das características sexuais secundárias e, até certo ponto,o comportamento. Cada testículo consiste em túbulos seminíferos altamente espiralados onde são produzidos os espermatozóides.
Estes túbulos estão contidos em lóbulos, que são formados por septos fibrosos estendidos a partir da túnica albugínea. A túnica albugínea forma a primeira capa protetora interna dos túbulos seminíferos, seguida da túnica vaginal e do saco escrotal. Entre os túbulosencontram-se as células de Leydig ou células intersticiais que são células endócrinas onde são produzidos hormônios esteróides, entre os quais a testosterona. O epitélio do túbulo seminífero é um epitélio estratificado complexo, constituído por dois tipos básico de células: as células de sertoli e as células espermatogênicas. As células de sertóli constituem uma população que não prolifera,composta por um único tipo celular. Cada célula estende-se da membrana basal até a luz do túbulo seminífero. As células espermatogênicas constituem uma população em proliferação, composta por células em várias fases de um complexo processo de diferenciação. A espermatogênese pode ser dividida em três fases distintas:
1- fase espermatogônica;
2- fase espermatocítica ou meiose e
3- fasede espermátide ou espermiogênese.
As células mais imaturas encontram-se perto da membrana basal. A medida que as células proliferam e sofrem diferenciação, movem-se em direção a luz do túbulo seminífero. Geralmente podem ser identificadas, no epitélio seminífero, quatro ou cinco camadas celulares concêntricas, que representam gerações de células em várias fases do desenvolvimento. Estascélulas espermatogênicas morfologicamente distintas estão em uma das três fases básicas do desenvolvimento, e são identificadas como espermatogônias, espermatócitos e espermátides . As espermatogônias derivadas de células germinativas primordiais, sofrem uma série de divisões mitóticas e diferenciação morfológica limitada. Ao final da divisão dessas espermatogônias, são produzidos espermatócitos, osquais se dividem meioticamente e produzem as espermátides. Estas células haplóides sofrem diferenciação morfológica drástica, conhecida como espermiogênese, à medida que vão sendo transformadas em espermatozóides.
Funções das células de Sertoli
1- Dar suporte físico às células espermatogênicas;
2-Mediar os movimentos, através do epitélio seminífero, de esteróides, metabólitos e nutrientesutilizados pelas células espermatogênicas.
3-Restringir os movimentos de moléculas extracelulares no epitélio seminífero através da criação de junções de oclusão (barreira hematotesticular) entre células de Sertoli adjacentes. Impede desencadeamento de resposta imunológica contra os espermatozóides.
4-Fagocitar as células espermatogênicas degeneradas e o excesso de citoplasma oriundo das espermátidesem fase de diferenciação.
5-Secretar proteínas que se ligam aos andrógenios e que servem para concentrar testosterona no epitélio seminífero e na porção proximal dos ductos genitais.
6- Secretar varias substâncias estimuladoras e inibidoras da regulação da mitose, da meiose, das funções esteroidogênicas das células de Leydig e da liberação de gonadotrofinas pela hipófise.
7- Controlar os...
tracking img