Sistema genital feminino introducao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Genital Feminino
Introdução
Tal como no sistema genital masculino, o sistema genital feminino é o conjunto de órgãos encarregados da reprodução na mulher. Compõe-se também de órgãosgametógenos (produtores de gametas) e órgãos gametóforos (por onde transitam os gametas), e de um órgão que vai abrigar o novo ser vivo em desenvolvimento. Do ponto de vista da reprodução, o organismofeminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e, consequentemente, mais uma função, ou seja, de abrigar e propiciar o desenvolvimento do novo ser vivo. Ao final deste capítulofaz-se o estudo das mamas, pelas íntimas relações funcionais que estes órgãos mantêm com a reprodução.
Os órgãos genitais Anatômica e funcionalmente, assim podemos distribuí-los: gônadas ou órgãosprodutores de gametas: são os ovários, que produzem os óvulos; vias condutoras dos gametas: são as tubas uterinas; órgão que abriga o novo ser vivo: é o útero; órgão de cópula, representado pela vagina;estruturas eréteis: são o clitóris e o bulbo do vestíbulo; f glândulas anexas: glândulas vestibulares maiores e menores; órgãos genitais externos, no conjunto também conhecidos pelas expressõespudendo feminino ou vulva: monte do púbis, lábios maiores, lábios menores, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares.
Antes de descrever os órgãos genitais femininos, é interessante fazer umabreve descrição do peritônio ao nível da cavidade pélvica. Os ovários, as tubas e o útero estão situados nesta cavidade entre a bexiga - que é anterior a eles, e o reto - que é posterior a eles. Operitônio, após recobrir a bexiga, reflete-se do assoalho e das paredes laterais da pelve sobre o útero, formando uma ampla prega transversal denominada ligamento largo do útero. Após recobrir quase todoo útero, o peritônio reflete-se sobre o reto. O ligamento largo divide a cavidade pélvica em um compartimento anterior e outro posterior. O anterior fica entre a bexiga e o útero, escavação...
tracking img