sistema financeiro nacaional

4154 palavras 17 páginas
Contabilidade Geral e Avançada
Silvio Sande

Capítulo 1
Conceitos
Fundamentais

www.silviosande.com.br
1

Contabilidade Geral e Avançada
Silvio Sande

1.1

CONCEITOS

A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.

Ë a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica. (Hilário Franco)

Neste contexto, durante o 1º congresso brasileiro de contabilidade ocorrido no Rio de Janeiro, em
1924, foi formulado o seguinte conceito para contabilidade:

“A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativos à administração econômica.”

1.2.0 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
CONTROLE X PLANEJAMENTO

O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações sobre o patrimônio que ela controla aos seus usuários. Com base nessas informações os usuários podem tomar decisões.

www.silviosande.com.br
2

Contabilidade Geral e Avançada
Silvio Sande

Desta forma, o administrador de uma empresa, de posse das informações fornecidas pela contabilidade, pode avaliar a situação de sua empresa, constatar a ocorrência de lucro ou prejuízo e pode redirecionar os rumos da entidade.
Assim, o objetivo da contabilidade é efetuar os registros de todos os fatos patrimoniais para possibilitar um controle efetivo deste, de modo que os usuários possam tomar decisões a partir das informações obtidas.

1.2

OBJETO

O objeto de estuda da contabilidade é o

Relacionados

  • ODETE Dissertacao
    81583 palavras | 327 páginas