Sistema excretor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema Excretor é formado por órgãos que em conjunto desempenham a função de eliminar os resíduos tóxicos das reações enzimáticas do metabolismo e regular o equilíbrio hídrico do organismo. Graças ao Sistema Excretor, o sangue é filtrado através da retirada de substâncias tóxicas, as quais juntamente com o excesso de água do organismo formam a urina que será eliminada do corpo. Os órgãos queconstituem o Sistema Excretor humano são os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra.
Funcionamento do Sistema Excretor Humano
Os rins estão localizados imediatamente abaixo do diafragma e na região dorsal do abdômen atrás do estômago e do fígado e sendo encontrados um de cada lado da coluna vertebral. Graças a esta localização, os rins são protegidos pelas últimas costelas, além da proteção de umacamada de gordura.
Os rins possuem um formato de feijão e são formados por uma cápsula externa fibrosa, envolvendo o córtex que contém as estruturas filtradoras e mais internamente a medula, na qual passam os tubos coletores.
De cada um dos rins sai um ureter, um ducto responsável por levar a urina para a bexiga, um órgão oco e com capacidade de distensão no qual esta urina é armazenada. Quandoo volume de urina reflete um determinado grau de enchimento da bexiga, sentimos a necessidade de urinar. Assim, a bexiga se contrai e expulsa a urina que atinge o exterior do corpo através da uretra.
A filtração do sangue pelo Sistema Excretor
No Sistema Excretor ocorre a filtração do sangue com a consequente formação de urina. O órgão do Sistema Excretor responsável por esta filtração é o rim,em cujo córtex são encontrados cerca de um milhão de néfrons, as unidades funcionais filtradoras do rim.
O néfron é formado por um túbulo com uma extremidade fechada, chamada de cápsula de Bowman. A outra extremidade do néfron é aberta e é através da qual que a urina formada atinge o ureter. O néfron ainda contém uma parte vascular, através da qual circula o sangue, e uma parte tubular, onde seforma a urina.
A cápsula de Bowman envolve um conjunto de capilares enovelados chamado de glomérulo. Neste glomérulo, o sangue passa com uma alta pressão, o que faz com que parte do plasma sanguíneo filtrada pela parede dos capilares passe para o interior da cápsula de Bowman.
Para este filtrado glomerular se transformar em urina, ainda ocorrem modificações durante a sua passagem pelos túbulosrenais, os quais são formados pelo tubo contorcido proximal, pela alça de Henle, pelo tubo contorcido distal e pelo tubo coletor. Nesta passagem, muitas substâncias como glicose, água, sais e aminoácidos são reabsorvidos e outras substâncias como a uréia são secretadas.
A regulação do Sistema Excretor
Para o controle hídrico do corpo, os rins devem eliminar mais ou menos água, formando uma urinamais ou menos diluída. O hormônio antidiurético (ADH), produzido pelo hipotálamo e armazenado pela hipófise, é responsável pela regulação da reabsorção da água. Essa regulação ocorre graças a receptores osmóticos no hipotálamo que estimulam ou inibem a produção do ADH.
Outro hormônio envolvido na regulação do Sistema Excretor é a aldosterona, produzido pela glândula supra-renal e que controla areabsorção do sódio. Ainda, dependendo da pressão sanguínea, ocorre a secreção de um hormônio chamado fator natriurético atrial (FNA) que promove a dilatação e constrição dos capilares dos néfrons, o que aumenta ou diminui a pressão da filtração

SISTEMA EXCRETOR
O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido deexcreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Têm a forma de um grão de feijão enorme e possuem uma cápsula fibrosa, que protege o...
tracking img