Sistema eletrico, estabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ELETRICO: ESTABILIDADE



r

Abstract: The objective of this work is to reflect the Electricity Sector with focus on the stability of electrical circuits. It also presents a summary based on the calculation of power flow, the safety margin and mounting the database. The voltage refers to stability of the behavior of the voltage profile provided with the system under observation andidentification of deficient support voltage due to the increase of power consumption.
Keywords: Electric power systems, stability

Resumo: O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão do Setor Elétrico com foco principal na estabilidade de circuitos elétricos. Apresenta ainda um resumo com base nos cálculos de fluxo de potência, a margem de segurança e montagem da base de dados. A tensãorefere-se a estabilidade sobre o comportamento do perfil de tensão dotada do sistema, em observação e identificação da deficiência de suporte de tensão em decorrência do aumento da potência consumida.
Palavras Chaves: Sistemas elétricos de potência, estabilidade.

Introdução
* O sistema elétrico tem uma grande preocupação com os colapsos ou instabilidade de tensão, tendo granderelevância para buscar e manter uma operação estável dos sistemas elétricos de potência. Com isso buscam métodos e pesquisas voltadas a estudar os mecanismos da instabilidade de tensão e as ferramentas de análise de controle da estabilidade de tensão, devido à sua necessidade.
Para evitar instabilidade ou colapso de tensão devemos desenvolver ferramentas capazes de avaliar as condições decarregamento da rede de transmissão, indicando onde o sistema elétrico de potência está operando em relação ao ponto máximo de carregamento, ou como o seu ponto crítico de sobrecarga.

2 Histórico do setor elétrico
Por volta do século XIX, a cultura do café era a atividade que mais gerava renda no Brasil e o lucro para o desenvolvimento urbano da economia dos estados. Com o crescimento das cidades quetem o objetivo de implantar iniciativas de uso da energia elétrica no país.
Iniciou-se no ano de 1879, quando foi inaugurada iluminação elétrica na estação central da ferrovia Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, cuja fonte de energia era um dínamo. Em 1881, instala-se a primeira iluminação pública ainda alimentada por dínamos, num trecho do jardim do Campo da Aclamação, a atual Praça da República. Nomesmo ano, a energia elétrica foi utilizada para iluminar dependências do edifício do Ministério da Viação. Mais tarde em 1883 inaugurou a sua primeira central geradora: uma unidade termelétrica com 52KW de capacidade, movida à lenha, que alimentava 39 lâmpadas na cidade de Campos, RJ, inaugurando a prestação do serviço público de iluminação na América do Sul. A preferência pelo modelohidrelétrico também é antiga: a primeira hidrelétrica brasileira também foi construída em 1883, em Diamantina, MG.
O incentivo do governo federal tinha o papel na gestão do aguas e energia elétrica com a formalização do código da aguas e era a maior fonte de geração de eletricidades por ser abundante nos país. Criando assim a legislação e as concessões de serviço público, antes regido por contratosregionais assim visando o crescimento e a expansão do setor elétrico, com regulamentação de tarifas para garantir prestação dos serviços cobertura das despesas de operação.
A maior fonte de abastecimento de eletricidade do Brasil e província das hidrelétricas, que em 2001 passou por um período de grande estiagem que abaixou consideravelmente os reservatórios de água, que obrigou o governo a adotarmedidas emergenciais para evitar um colapso na oferta de energia. O período do racionamento atrasou o crescimento do setor, que foi uma das medidas preventivas nos horários de pico onde era o maior consumo de eletricidade nessas regiões.
Entre 2003 e 2004 o Governo Federal criou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para planejar o setor elétrico em longo prazo, e o Comitê de Monitoramento do...
tracking img