Sistema digestorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processos da digestão
Os alimentos, como são ingeridos, não estão no formato que o corpo pode aproveitá-los. Devem ser transformados em pequenas moléculas de nutrientes antes de serem absorvidos no sangue e levados às células para sua nutrição e reprodução. Este processo chama-se digestão. A digestão humana é extracelular e envolve processos mecânicos e químicos. Processos mecânicos: compreendema mastigação, a deglutição (ato de engolir) e os movimentos peristálticos. Na mastigação o alimento é convenientemente fragmentado, o que facilita a ação enzimática. Após a deglutição do alimento, iniciam-se os movimentos peristálticos no esôfago, no estômago e no intestino, que são movimentos involuntários controlados pelo sistema nervoso. Tais movimentos possibilitam o fluxo unidirecional doalimento ao longo do tubo digestórios. Processos químicos: envolvem a participação de enzimas digestórias.
Anatomia do Sistema Digestório
O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões: boa, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. E as seguintesglândulas anexas: glândulas salivares, fígado e pâncreas, que são essências no processo da digestão, produzindo tanto os sucos que degradam os alimentos como também os hormônios que controlam todo o processo.
A parede do tubo digestivo, do esôfago ao intestino, é formada por quatro camadas: mucosa, submucosa, muscular e adventícia. Na cavidade oral (boca), estômago e intestino delgado, a mucosacontém pequenas glândulas que produzem líquidos específicos utilizados na digestão dos alimentos.
* Boca
A boca é a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestório, sendo sede da mastigação e insalivação. Apresenta como principais estruturas: os dentes e a língua. Os dentes e a língua preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos empequenos pedaços, misturando-os à salive, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.
Dentes: Duas dentições surgem durante a vida do indivíduo – a decidual, ou temporária (de leite) e a permanente. Ambas as dentições começam seu desenvolvimento no útero, os dentes deciduais começam a se desenvolver, aproximadamente, na sétima semana fetal; e os dentes permanentes aproximadamente no quarto mês. Adecidual consiste de 20 dentes, cinco em cada quadrante: dois incisivos, um canino e dois molares. Esses dentes nascem, em média, dos seios aos 24 meses após o nascimento e, geralmente, caem entre os seis e doze anos. Existem 32 dentes permanentes numa dentição completa, oito em cada quadrante: dois incisivos, um canino, dois pré-molares, e três molares substituem dentes deciduais e os molaresocupam novas posições na mandíbula aumentada do adulto. Cujas funções são respectivamente: cortar, ferir ou dilacerar, e triturar o alimento.
Todos os dentes são constituídos por três partes principais: a coroa, que é a parte exposta, a raiz (ou raízes), que constitui a porção embutida no alvéolo (cavidade óssea) da maxila ou mandíbula, e o colo, que é a junção entre a coroa e a raiz. Os incisivos,os caninos e a maioria dos pré-molares possuem uma única raiz; o primeiro e o segundo molares inferiores possuem duas raízes, enquanto os dois primeiros molares superiores geralmente possuem três, os terceiros molares geralmente, não possuem mais do que uma raiz.
Por sua vez, os dentes apresentam quatro substancias diferentes: esmalte (substância mais dura do corpo, composta principalmente defosfato de cálcio, que reveste a dentina da coroa), dentina (parte maior do dente, composta por substância óssea, porém mais dura e mais compacta), polpa dental (formada por tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado encontrada na cavidade pulpar, que supre os dentes com nutrientes e inervação sensitiva de dor) e o cemento (tecido semelhante a osso, responsável pela proteção da raiz).
Cada...
tracking img