Sistema digestivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DIGESTIVO
Funções gerais: - Propulsão e mistura do conteúdo gastrintestinal;Secreção dos sucos digestivos;Digestão do alimento;Absorção dos metabólicos.
Cada parte anatômica do sistema digestivo é adaptada a funções específicas, como:
 A simples passagem do alimento de um ponto para outro, como no esôfago;
O armazenamento do alimento no corpo do estômago, ou de matéria fecal nocólon descendente; A digestão do alimento no estômago, duodeno, jejuno e íleo; A absorção dos produtos finais da digestão em todo o intestino delgado e metade proximal do cólon.

Sistema Nervoso Intrínseco.
- Situado na parede da víscera desde o esôfago até o ânus.
Dividido em: Plexo mioentérico; Plexo submucoso.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO – Simpático e Parassimpático.

O plexomio-entérico:
Camada mais externa e localiza-se entre as camadas musculares longitudinal e circular, é mais extenso que o plexo submucoso. Tem função principalmente motora, controla os reflexos:
- Intrínseco – enzimas; - Parassimpático – peristaltismo; - Víscero intestinal – eliminação do bolo fecal.

O plexo submucoso:
Camada mais interna e localiza-se na submucosa. Tem funçãoprincipalmente sensorial, recebe sinais do epitélio intestinal e dos receptores de estiramento na parede do intestino, secreta muco e controla a absorção.

O Sistema Nervoso Intrínseco sofre controle do SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO – Simpático e Parassimpático.

Movimentos Gastrintestinais. Peristaltismo: consiste em constrições circulares, em torno da víscera, que se propagam em torno da parede, o queempurra o conteúdo visceral ao longo do tracto, numa velocidade adequada à digestão e absorção. É controlado pelo plexo miontérico. Movimentos de Mistura: mantêm o conteúdo intestinal sempre bem misturado, variam de acordo com a região onde estão ocorrendo.
 No estômago: movimentos peristálticos locais possibilitando maior ação das secreções gástricas.
No intestino: realizados por anéis decontração que ocorrem várias vezes por minuto, o que divide o conteúdo gástrico em pequenas porções.

Deglutição
Em geral, a deglutição pode ser dividida em: 1. Fase voluntária – que inicia o processo de deglutição;
2. Fase faringiana – que é involuntária e constitui a passagem do alimento através da faringe para o esôfago;
3. Fase esofagiana – outro estágio involuntário que promove apassagem do alimento do esôfago para o estômago.

Funções Motoras do EstômagoArmazenamento: Corpo – saco elástico onde pode ficar armazenada grande quantidade de alimento.
h Mistura e Formação do Quimo: Após a chegada do alimento, ocorre a liberação de secreções em grande quantidade, que entram em contato com o alimento armazenado. Tem início as ondas tônicas em direção ao antro, além deconduzir a mistura em direção ao antro, estas ondas permitem a redução da massa do bolo alimentar, através do seu contato com os sucos gástricos. No antro as ondas ganham força e todo o alimento entra em contato com as secreções. Torna-se uma massa branca e leitosa conhecida como quimo.

Esvaziamento do Estômago: É promovido por ondas peristálticas no antro gástrico, portanto, a taxa deesvaziamento do estômago é determinada principalmente pelo grau de atividade das ondas peristálticas antrais.

Tipos Especiais de Movimentos Gastrintestinais: Antiperistaltismo e Vômito

– Presença de substâncias irritantes a produção do muco uma resposta reflexiva de vômito.

Reflexo Gastrocólico e Duodenólico O aparecimento dos movimentos em massa após as refeições é causado pelomenos parcialmente pelos reflexos gastrocólico e duodenólico. Estes reflexos resultam da distensão do estômago e duodeno. Eles continuam a ocorrer com menor intensidade, quando os nervos autônomos são removidos; portanto, é provável que os reflexos sejam basicamente transmitidos através do plexo mioentérico, embora outros reflexos conduzidos pelo sistema nervoso autônomo possam reforçar esta via...
tracking img