Seguro de lucros cessantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lucros Cessantes

1. Conceito
São prejuízos causados pela interrupção de qualquer das atividades de uma empresa.
Rendimentos que vítima, pessoa física ou jurídica, deixa de auferir em virtude da ocorrência de determinado dano.

Perdas, danos e lucros cessantes tem o sentido geral de uma indenização, ou seja, uma compensação, que pode ser em dinheiro, por uma lesão sofrida,dano e perda imediata e renda futura, ambos certos e previsíveis. Portanto, o patrimônio da pessoa beneficiada pela indenização não aumenta de valor, mas simplesmente é reposto ao status quo anterior ao ilícito, a indenização apenas consiste em pôr fim a uma situação criada em virtude da conduta contrária a ordem e o direito e procura restabelecer uma posição. Esta indenização deve corresponderao justo valor da utilidade da coisa perdida. Por utilidade, temos a seguinte compreensão:

A utilidade representa a capacidade de um bem individual ou coletivo; de uma universalidade de bens ou de direitos; direitos de arena, de preferência, de trabalho, de reprodução, pessoal, de título honorífico; de coisas materiais ou imateriais; utilizados na formação de valores, sejam estes valoressociais, de publicidade, marketing, econômicos, financeiros ou ambientais. Esta utilidade está voltada a economicidade do estabelecimento empresarial, ou de qualquer gênero de célula social, e contribui com o objetivo e objeto social de uma entidade. Logo, a utilidade é a qualidade de útil; ou seja, tem serventia, e cria vantagens, proveitos, ganhos ou lucros, por satisfazer as necessidadesempresariais ou desejos humanos.

A utilidade de uma participação societária, quotas ou ações representa o retorno por lucro/dividendo, a valorização ou desvalorização da ação/quota, e o seu valor político de voto e influência nas decisões.

A utilidade de um contrato de representação, distribuição ou concessão representa o retorno, presente e futuro, por lucro/comissão, a penetração emum mercado, a exclusividade, a realização de negócios, a geração e manutenção de trabalho e rendas e prosperidade.

A utilidade de uma marca representa o retorno por lucro, presente e futuro, ou ganhos em negócios, o monopólio para o seu uso, a preferência e confiança de fregueses.

A utilidade de um ponto comercial representa o retorno por lucro, presente e futuro em negócios,renda por aluguel, valorização da luva.

A utilidade de um bem material, tipo: máquina e equipamento, representa o retorno por uma produção de bens e serviços com valor econômico.

A utilidade de um bem imaterial, do tipo, crédito, fundo de comércio, franquia e patente, representa o retorno por uma produção de ganhos sociais, ambientais, econômicos e financeiros.

A utilidadede uma educação acadêmica ou familiar pode representar a possibilidade de um trabalho melhor, maior remuneração, relações e influências comerciais e políticas.

Um dano à utilidade da personalidade jurídica, pode ser a sua descontinuidade, a diminuição de negócios e rendas em relação sua função social. Um dano a uma pessoa física pode ser contra a sua honra e dignidade, contra a suacapacidade de labor, ao seu corpo e a sua própria existência.

2. A Quem se Destina
O seguro de lucros cessantes é destinado a todas as empresas ou profissionais que tenham suas receitas ou proventos ligados diretamente à realização de atividades produtivas, comerciais ou de serviços.
Nota-se que a procura maior em adquirir este tipo de seguro provém dos industriais e dos comerciantes,os quais são mais seriamente atingidos quando da ocorrência de sinistros nas áreas de produção ou de comercialização, as quais podem causar a paralisação das suas atividades.

3. Tipos de Cobertura

Clássica: Destinada a garantir ao segurado os meios necessários para repor seus negócios em condições, após uma interrupção ou perturbação.

Simplificada: Destinada a pequenas...
tracking img