Sistema de ´ponto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Produtividade como Instrumento de Resultados e Qualidade de Vida





Magda Cristina da Silva Maezuka ¹



Resumo

Este artigo tem como objetivo prestar consultoria a empresa siderúrgica Dobrabem, no setor de produção a qual observamos a forma como o gestor incentiva a produtividade dos seus funcionários, levando em consideração o que foi proposto pelo estudo de caso daempresa e o que autores escreveram sobre o assunto. Espera-se com este trabalho demonstrar o que a produtividade pode trazer de melhor para a empresa sem esquecer da relação lucro x valorização do ser humano.

Palavras chaves: produtividade, funcionários, valorização do ser humano.


Abstract

This article aims to provide advice to Dobrabem steel company in the manufacturing sector which wesee how the manager encourages the productivity of their employees, taking into account what has been proposed for the case study company and what the authors wrote about subject. It is hoped that this study demonstrate that productivity can bring the best to not forget the company's profit ratio x valuing human life.


Key words: productivity, employees, valuing human.


IntroduçãoQuando falamos em produtividade, iremos procurar um dado sobre o que foi produzido em determinada empresa ou período de tempo. É provável que, na maior parte das vezes, administradores e gerentes tenham pouco mais que noção vaga e imperfeita do que seja isso acontece não porque seja algo totalmente novo, mas sim pela sua complexidade.
No inicio da era industrial a preocupação dos gestoresestava voltada para os volumes de produção, com o aumento da competitividade viu-se que era necessário ir além de simples medição de volume surgindo então à medição da produtividade. Hoje
___________________________
¹Formada em Administração, na Faculdade de Cuiabá - FAUC, Cursando MBA em Gestão de Pessoas nas Organizações 8ª Turma na Universidade de Cuiabá – UNIC –email:magda_maezuka@hotmail.com.

podemos afirmar que seria mais fácil entendermos a sua importância do que propriamente o seu significado.Uma das formas mais simples de se entender a produtividade é a relação de entre saída e o resultado final de um processo de entrada.
Definir o assunto produtividade por se tratar não somente de lucro para a empresa, mas também de como podemos valorizar a Mão de obra produzindobem e melhor, levando em consideração a área técnica da produção como a área humana, realizando um trabalho em conjunto, oferecendo qualidade de vida a produção e satisfação ira aumentar e qualidade só tende a melhorar.


Fundamentação Teórica


Segundo MOREIRA (2008) a palavra produtividade tem aparecido com freqüência cada vez maior não só em revistas, mas na mídia em geral ondeempresas procuraram formas de melhorar a sua produtividade para garantir a sobrevivência da empresa, sabendo que tem que conciliar entre produtividade, qualidade e mão de obra qualificada.
A produtividade tende a ser medida pela sua eficiência com que os recursos de entrada e saída são medidos
Sempre se vêem falando da produtividade como forma de aumento de lucros para a sobrevivência deuma empresa, seja ela pequena, media ou grande porte, mas poucos levam em consideração dois fatores importantes para a uma ótima produtividade: capacitação e motivação.
A vários fatores que podem influenciar na hora de capacitar e motivar, principalmente se falarmos de operários de chão de fábrica, nos artigos complementares a este, iremos aprofundar mais sobre os assuntos, mas gostaria deidentificar que sem as ações de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, qualidade de vida ( uso de Epi’s e ambiente), nada adianta incentivo que com o tempo deixaram de ser importantes e não cumpriram as suas necessidades desejando então mais incentivo.
Quando falamos de seres humanos relacionados direto na produtividade GIL (2001) nos diz que a motivação ou disposição para...
tracking img