Sistema de endomembranas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS E MECANISMOS DE ADESÃO CELULAR
CAMs (cell adhesion molecules) – Um grupo de glicoproteinas (compostos conjugados proteina-carboidrato) funcionalmente relacionadasresponsáveis pelo mecanismo de adesão célula-célula dependente de cálcio. São receptores de superfície especializados em reconhecer outras células. Construção de órgãos e tecidos.
As CAMs são denominadasglicoproteinas integrais transmembrana (uma extremidade da molécula fica exposta na superfície e a outra localiza-se no lado citoplasmático da membrana).
IgCAMs – suas moléculas lembram as dasimunoglobulinas. São encontrados na superfície dos hepatócitos, dos neurônios e células da glia ou neuroglia (fagocitose, nutrição, remoção de nerônios mortos, lembrança e memória), dos leucócitos .
ADERÊNCIATRANSITÓRIA
Processo inflamatório
Processo de cicatrização de feridas
Regeneração de tecidos
ADERENCIA DURADOURA
Formação de tecidos
Desmossomos – dependem da caderina proteína dependente deions de Ca2+. Frequentes em células submetidas a tração: epiderme, revestimento da língua, esôfago e músculo cardíaco.
Junção aderente – também dependem do cálcio.
Células do epitélio intestinal.Zona oclusiva – veda total ou parcialmente o transito de íons e moléculas entre as células. Tecido epitelial.
Complexo juncional – desmossomos, junção aderente e zona oclusiva. Estrutura de adesão evedação. Células do epitélio intestinal
Junção comunicante – nexos, junção em hiato. Permitem a passagem de nucleotídeos, aminoácidos e íons. Células epiteliais de revestimento, epiteliaisglandulares, musculares lisas, musculares cardíacas e nervosas.
ENDO: dentro, interno
Citosol ou matriz citoplasmática: é o líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo dascélulas vivas, que suporta bolsas, canais e organelas citoplasmáticas. É constituído por água, proteínas, sais minerais, aminoácidos livres e açúcares.
Existem dois tipos morfológicos de RE: o...