Sistema de endomembranas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema De Endomembranas é um dos maiores entre os compartimentos celulares, está distribuído por todo o citoplasma e é composto por vários subcompartimentos (cisternas, sacos e túbulos) que se comunicam entre si.
Em alguns locais, a comunicação é directa enquanto em outros, é mediada por vesículas transportadoras. As vesículas nascem em um compartimento e são transferidas a outro por meiode processos que envolvem perda e ganho de membranas.
A membrana dessas organelas e das vesículas transportadoras são formadas por uma Bi-camada Lipídica similar à da membrana plasmática. Como é obvio, uma das faces dessas membranas se relaciona com o CITOSOL e a outra com o interior das organelas. São chamadas respectivamente de Face Citosólica e Face Luminal.
As membranas possuemGlicolipídios e Glicoproteínas intrínsecas e periféricas que representam mais de 80% do seu peso. Os carboidratos estão direcionados sempre para a luz das organelas.










Sistema De Endomembranas

O Sistema de Endomembranas é o conjunto de membranas que formam uma única unidade funcional e de desenvolvimento, quer ser conectados directamente ou através de troca de material detransporte vesicular . É importante ressaltar, o sistema endomembranoso não inclui as membranas das mitocôndrias e dos cloroplastos. E um conjunto de membranas internas das celulas eucarioticas, causam a compartimentalizacao celular, criam condicoes para especializacao ou diferenciacao celular. Nas celulas procarioticas as endomembranas sao raras.

Componentes:
-Reticulo Endoplasmatico Rugoso eLiso;
-Complexo De Golgi;
-Lisossomos, Perixissomos, Glioxissomos, Endossomos;
-Vesicula De Transicao;
-Vacuolos Secretores;
-Envoltorio Nuclear;



Reticulo Endoplasmatico Rugoso e Liso
O retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de celulas eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmatica.É constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunicam com o envoltorio nuclear(carioteca). Foi descoberto em 1945 pelo citologista Belga Albert Claude.
O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteinas e lipidos, na desintoxicação celular e no transporte intracelular. Existem dois tipos de retículos, classificados de acordo com a presença ouausência de ribossomas na sua superfície:

Reticulo Endoplasmatico Rugoso
Esta organela representa uma das mais abundantes no citoplasma das células eucarióticas, fazendo parte da composição do envoltório nuclear e contribuindo diretamente também para a formação do complexo de Golgi através da cedência de membranas e substâncias que nele devem maturar.
Suas membranas também são responsáveispela formação do retículo endoplasmático liso, sem associação com ribossomos, e com o qual se mantém em continuidade física permanente, apesar da morfologia diversa de suas cisternas.
Na superfície citoplasmática de suas amplas cisternas saculares achatadas e freqüentemente paralelizadas ancoram-se ribossomos em associação ao RNA mensageiro para a síntese de proteínas destinadas à constituição dealguma biomembranas e de proteínas para exportação. Na superfície luminal ou interior de suas cisternas ocorre a glicosilação inicial de proteínas, seus dobramentos iniciais e armazenagem.
Devido às suas várias funções, diferentes nomenclaturas podem ser associadas a suas diferentes regiões, no entanto, em todas há preservação da continuidade de biomembrana e cisterna com o RER, propriamentedito.
Reticulo Endoplasmatico Liso Ou Agranular
O retículo endoplasmático na sua porção lisa tem uma morfologia diversa daquela típica de sua porção rugosa. Nesta porção lisa predomina a morfologia de túbulos e vesículas cuja função principal é a de síntese ou manipulação de lipídios para a produção de biomembranas ou substâncias com conjugados lipídicos, bem como o armazenamento de precursores...
tracking img