Sistema de controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A atual conjuntura do ambiente econômico e o crescente desenvolvimento tecnológico das organizações têm dificultado o entendimento e a gestão dos negócios. A geração de dados confiáveis assume vital importância para a organização, pois é através desses dados transformados em informações que o gestor irá tomar decisões necessárias para conduzir a empresa às metas definidas. Osistema de controle interno tem como objetivo auxiliar na gestão, melhorar as decisões coletivas dentro da organização e fornecer informações, para ajudar e coordenar as decisões de planejamento e controle.
A Gestão empresarial sempre se ressentiu da necessidade de controles efetivos e atuantes na organização, com o intuito de auferir suporte para o processo de tomada de decisões dosgestores nas organizações. A implementação de controles internos eficazes é um pré-requisito para assegurar o funcionamento de qualquer empresa com bases sólidas. Em tempos de mudanças empresariais, os controles internos tornam-se necessários. Pois são fundamentais para minimizar erros, fraudes e desperdícios, coibindo assim perdas, falta de credibilidade que pode comprometer a própria viabilidadefinanceira da empresa.
O gestor munido de um bom controle interno possui maior probabilidade de acertar continuamente o processo decisório e atingir a eficácia almejada da empresa: seja sob lucro ou sobrevivência empresarial com agregação de valor ao negócio.

2. CONTROLES INTERNOS
2.1 Conceitos
O Conselho Federal de Contabilidade, nas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica, definecontrole interno como um conjunto de variáveis e compreende:
(...) “o plano de organização e o conjunto integrado de método e procedimentos adotados pela entidade na proteção do seu patrimônio, promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstrações contábeis, e da sua eficiência operacional”.
Segundo o Comitê de Procedimentos de Auditoria do InstitutoAmericano de contadores Públicos Certificados – AICPA
“O controle interno compreende o plano de organização e conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração.”
Franco e Marra(2001) entendem o controle interno como:
“(...) todos os instrumentos da organização destinados à vigilância, fiscalização e verificação administrativa, que permitem prever, observar, dirigir ou governar os acontecimentos que se verificam dentro da empresa e que produzem reflexos em seu patrimônio”.
De acordo com a FASB (Financial Accounting Standards Board), controleinterno consiste num conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos e operacionalizados para garantir razoável certeza acerca da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e nos seus processos correlatos, bem como na correta apresentação daquelas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmenteaceitos e que incluem políticas e procedimentos de manutenção dos registros contábeis, aprovações em níveis adequados e salvaguarda de ativos.)
Segundo o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) os controles internos asseguram o atingimento dos objetivos, de maneira correta e tempestiva, com a mínima utilização de recursos.
É por fim pode-se definir comocontrole interno, o conjunto de normas e procedimentos que tem o objetivo de enfrentar riscos visando a garantir os ativos da empresa. A administração da organização é responsável pelo estabelecimento desse sistema, pela verificação do seu cumprimento e por sua modificação, visando adaptá-lo às novas circunstâncias.
2.1.1 Estruturação dos controles internos
Diante da complexidade...
tracking img