Sistema construtivo em paredes de concreto moldadas “in loco”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO MOLDADAS “IN LOCO”

1. HISTÓRICO
A tecnologia de fôrmas começou a ser implantada na década de 60 nos canteiros de obra pelo engenheiro Toshio Ueno. Oprincipal objetivo das fôrmas no final da década de 60 era a redução dos custos e a melhoria da produtividade, e também para diminuir o consumo de materiais, consequentemente iria ter oreaproveitamento do mesmo.
As paredes moldadas “in loco” ou produzidas no local, que estudaremos agora, são cada vez mais utilizadas hoje em dia por grandes construtoras, pode ser definida como um sistemaconstrutivo estrutural baseado na execução de paredes pré-moldadas em concreto armado, moldadas na própria obra utilizando uma laje e fôrmas.
Basicamente a ideia do sistema consiste na construção deparedes de concreto armado sobre um piso nivelado que funciona como forma, ou seja, o piso onde será colocado o concreto é de grande importância e, ao contrário dos outros tipos de sistemas onde o piso éexecutado no final da obra, neste sistema é o marco inicial.

OBSERVAÇÃO: O BOLETIM TÉCNICO nº 50 da associação Brasileira de Cimento Portland (1943) diz que a execução de estruturas de concretoarmado exige a confecção de fôrmas com dimensões internas exatamente iguais às das peças da estrutura projetada.

2. PRINCIPAIS FABRICANTES DE FORMA

* SH
* Qualiplas
* Pec fôrmas* ABESC

3. TIPOS DE FORMA
São usados comumente três tipos de fôrmas com materiais diferentes, portanto cada tipo de fôrma é usado em diferentes tipos de obra. As fôrmas são de plástico,alumínio e aço.
* As fôrmas de plástico são mais leves, mais resistentes, tem o custo benefício baixo e tem um bom acabamento final, mas não são de boa durabilidade.
* Já as fôrmas de alumínio sãoleves, resistentes, tem bom acabamento, durabilidade, porém sua desvantagem é o custo benefício que é mais elevado que o plástico.
* A estrutura da fôrma de aço são resistentes e tem média...
tracking img