Sistema circulatorio e sistema respiratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1974 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução……………………………………………………2
Desenvolvimento……………………………………………..3
* O sistema respiratório
* Sistema circulatório completo
* Circulação pulmonar
* Sistema Respiratório
* Sistema respiratório dos vertebrados terrestres
Conclusão……………………………………………………8
Bibliografia…………………………………………………..9

Introdução
O sistema circulatório é o sistema pelo qual são transportadosnutrientes (como aminoácidos, eletrólitos e linfa), gases, hormônios, hemácias etc. para as células do organismo e também a partir delas, a fim de defender o corpo contra doenças, regular a temperatura corporal, estabilizar o pH e manter a homeostase. Faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.

Desenvolvimento
O sistema respiratório
é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocasgasosas do organismo dos animais com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.
Este sistema pode ser visto, estritamente, como uma rede de distribuição do sangue,[1] mas alguns consideram que o sistema circulatório é composto pelo sistema cardiovascular, que transporta o sangue, e pelo sistema linfático, que distribui a linfa.
Enquanto humanos, assim comooutros vertebrados, apresentam sistemas cardiovasculares fechados (o que significa que o sangue nunca deixa a rede de artérias, veias e capilares, em situações fisiológicas), alguns grupos de invertebrados têm um sistema cardiovascular aberto.
No filo animal mais primitivo o sistema cardiovascular é ausente. O sistema linfático, por outro lado, é um sistema aberto.
Dois tipos de fluidos semovem através do sistema cardiovascular: sangue e linfa. O sangue, o coração e os vasos sanguíneos formam o sistema cardiovascular. A linfa, os linfonodos e os vasos linfáticos formam o sistema linfático.
O sistema cardiovascular e o sistema linfático, coletivamente, dão origem ao sistema circulatório.
Funções
O sistema circulatório é responsável por conduzir elementos essenciais para todos ostecidos do corpo: oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de dióxido de carbono para sua eliminação nos pulmões, coleta de excretas metabólicos e celulares, entrega desses rejeitos nos órgãos excretores, como os rins.
Além disso, apresenta importante papel no sistema imunológico de defesa contra infecções, na termorregulação(acima da temperatura normal, efetua a vasodilatação dos vasos periféricos e, abaixo dela, produz vasoconstrição periférica).
O transporte de nutrientes desde os locais de absorção até as células dos diferentes órgãos também é realizado por este sistema.
De modo geral, o sistema circulatório mantém as células em condições adequadas para que consigam sobreviver e desempenhar suas funçõesindividuais da melhor maneira, portanto permite a manutenção da homeostase.
Sistema circulatório aberto (ou lacunar)
Este tipo de sistema circulatório não apresenta capilares nem veias; um ou mais corações, com 2 ou 3 câmaras (aurículas e ventrículos), bombeiam o sangue (hemolinfa é um nome mais apropriado para esse caso, pois não há a presença de pigmento respiratório, como no sangue) por um vaso dorsal.O sangue então dirige-se para cavidades chamadas seios ou lacunas (que constituem a hemocele), localizadas na massa visceral ou manto, e retorna quando o coração relaxa, através de orifícios chamados ostíolos.
Recebe o nome de sistema circulatório aberto, porque nem todo o trajeto do sangue é percorrido dentro de vasos. O sistema circulatório dos artrópodes e da maioria dos moluscos, excetoos cefalópodes, é aberto. Os protocordados (urocordados e cefalocordados) também possuem circulação aberta.
Sistema circulatório completo
Um sistema circulatório diz-se completo quando o sangue venoso separa-se completamente do sangue arterial.
Sistema circulatório fechado
Um sistema circulatório é dito fechado quando o sangue circula sempre dentro de vasos sanguíneos. Este sistema é composto...
tracking img