Sistema cardiovaculr

2265 palavras 10 páginas
Sistema Cardíaco
Funções gerais :
Transportar gases , nutrientes, resíduos metabólicos, hormônios.
O sistema cardiovascular humano pode ser subdividido em : sistema sanguíneo e sistema linfático.
 Sistema Sanguíneo
Composto por 3 componentes principais: O sangue (fluido formado por elementos figurado ), vasos sanguíneos ( artérias , veias , capilares ),coração ( órgão oco com cerca de 400 localiza-se no meio do peito, sob o osso esterno, com a extremidade inferior deslocada para a esquerda.
 Sistema Linfático
Constituído por um aparato de vasos linfáticos distribuídos por todo o corpo.
Os capilares linfáticos situam –se entre as células dos tecidos de onde captam restos do liquido tissular que extravasou dos capilares sanguíneos ,reconduzindo a circulação.
Se o Sl deixar de cumprir sua função de drenar os retos , ocorre um acumulo de liquido nos tecidos , causando inchaço (edema linfático).
Baço: órgão rico em linfonodos ( ou gânglios linfáticos ,atuam na defesa do organismo humano, produzem anticorpos ); localizado do lado esquerdo do abdome , sob as últimas costelas.
Funções do baço:
 Armazena linfócitos e monócito.
 Filtra sangue para a remoção de microrganismo, substancias estranhas, resíduos celulares.
 Sistema Cardiaco
Coração: formado por 4 camaras : 2 átrios (com parede mais delgada , pois pompeia sangue para os ventrículos; 2 ventrículos ( com paredes mais grossas , pois estes bombeiam sangue para o corpo. • Caminho do sangue pelo corpo:
 Coração , artérias, capilares, veias. O coração gera uma pressão que condiciona o fluxo sanguíneo através do corpo, por meio de movimentos de contração (sístole) e relaxamento(diástole).
Temos 2 tipos de circulação:
 A circulação pulmonar- ou pequena circulação: VD ___ Pulmão ___AE
 Circulação sistêmica – ou grande circulação: VE____Corpo____AD

Ciclo Cardíaco Envolve os movimentos que ocorrem no inicio de cada batimento, até o inicio do próximo batimento (sístoles,

Relacionados