Bombeiros civis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escolha do tema:
A eficácia da ação dos bombeiros civis.
Justificativa:
O referido tema é de grande importância, pois faz parte da segurança de toda a população civil. Esse foi abordado com a finalidade de verificar quais são as falhas da segurança em ambientes públicos, além de proporcionar meios para melhorar a atuação dos bombeiros em desastres ocorridos em áreas de risco, edificações eeventos de grande concentração de pessoas. Salienta-se a importância do trabalho, visto que toda a sociedade se beneficia com o aperfeiçoamento na atuação dos bombeiros civis e na prevenção feita através de fiscalização de ambientes públicos, de acidentes e tragédias pelo órgão competente.
Objetivo:
Provar a necessidade da criação de uma legislação específica que vise a prevenir/amenizar desastres emedificações, áreas de risco ou evento de grande concentração pública no âmbito do Tocantins.
Problemas e hipóteses:
O problema no tocante a incêndios de grandes proporções é caracterizado de forma empírica por uma série de eventos catastróficos ocorridos no passado. Em se tratando de Brasil, pode-se enumerar uma série deles nos últimos cinquenta anos, como exemplo a tragédia do Gran CircusNorte-Americano no Estado do Rio de Janeiro em 1961, onde um ex-funcionário, para concretizar uma vingança contra seu antigo chefe, ateou fogo, juntamente com dois comparsas, à lona do circo que era composta por parafina. A estrutura incendiou-se rapidamente e caiu sobre cerca de três mil pessoas que assistiam ao espetáculo. Dentre as vítimas, quinhentas e três morreram e mais de mil ficaram feridas.Setenta por cento do público era composto por crianças. Ficou comprovado que o autor do incêndio tinha antecedentes criminais e possuía problemas psicológicos.
A tragédia do edifício Joelma também ficou marcada na história do Brasil como uma das piores existentes. Aconteceu em 1970 em decorrência de um curto circuito em um aparelho de ar-condicionado no décimo segundo andar do prédio da capitalpaulista. A estrutura composta por madeira, pisos acarpetados e forros internos de fibras sintéticas contribuiu para o imediato alastramento das chamas e da fumaça tóxica, as quais impediram as vítimas de abandonarem o local. Morreram mais de cento e oitenta vítimas no incêndio. Tal fato suscitou as discussões sobre a criação de medidas de segurança e preparo para a prevenção e combate a incêndio epânico.
Em 1984, na cidade de Cubatão-SP, ocorreu um vazamento de centenas de litros de gasolina, os quais se espalharam em um mangue nos arredores de uma favela local. Após pequeno intervalo de tempo, houve uma ignição que provocou a catástrofe, somado um total de noventa e três vítimas fatais.
Em 1976, um edifício no qual funcionavam as lojas Renner em Porto Alegre – RS, incendiou-se deixandoquarenta e uma vítimas fatais e outras sessenta feridas. Ficou comprovado que se prédio possuísse terraço apropriado para o resgate aéreo, muitas vidas poderiam ter sido salvas por helicópteros. Houve relatos de testemunhas que viram pessoas saltando prédio abaixo, por preferirem suicidar-se a serem queimadas pelas chamas. O edifício contava com um total de sete andares.
Na cidade do Rio de Janeiro, em1986, houve um incêndio no edifício Andorinha que foi provocado por um curto-circuito no sistema elétrico que sofreu uma sobrecarga pelo excesso de aparelhos ligados simultaneamente. Morreram 21 pessoas e outras 50 ficaram feridas.
O edifício Grande Avenida, localizado em São Paulo capital, incendiou-se em 1981. Como era sábado de carnaval, havia poucas pessoas em seu interior o que evitou umnúmero maior de vítimas. Ao todo foram contados dezessete óbitos e cinquenta e três pessoas feridas.
Dois anos antes da tragédia do edifício Joelma, outro prédio paulistano passara por situação similar. Em 1972, um incêndio de causa ainda desconhecida alastrou-se pelo edifício Andraus e chegou a causar explosões as quais causaram tremores às bases da edificação. O evento foi televisionado em tempo...
tracking img