Sistema articular do quadril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ARTICULAR DO QUADRIL


A articulação do quadril é composta por uma esfera (cabeça do fêmur – osso da coxa) e uma cavidade (acetábulo – osso da bacia), onde a esfera deve se encaixar comperfeição. Faixas de tecido formam a cápsula articular do quadril, conectam a esfera ao acetábulo e fornecem a estabilidade à articulação.
Possui grande estabilidade e congruência por ser sustentadapor uma cápsula articular reforçada pelos ligamentos iliofemoral, pubofemoral e isquiofemoral.
O acetábulo caracteriza-se por uma concavidade óssea formada pela fusão do íleo, ísquio e púbis. Além deapresentar um anel de fibrocartilagem, o lábio acetabular, fixado na face lateral do acetábulo, a fim de intensificar a estabilidade articular. A cartilagem articular tem formato de ferradura com maiorespessura na lateral. Já a porção central da superfície acetabular não se articula.
No interior da articulação do quadril está o ligamento da cabeça do fêmur que passa pela fossa acetabular até afóvea da cabeça do fêmur, em seu aspecto medial posterior e inferior ao centro. Constituído por fibras colágenas organizadas, este ligamento se divide em três feixes:
Feixe posterior isquiático - maiscomprido, saindo da fossa acetabular ao ligamento transverso.
Feixe anterior púbico - inicia-se da fossa acetabular anterior, atrás do corno anterior crescente articular.
Feixe médio - mais delgado,fixa-se sobre a borda superior do ligamento transverso.
Os ligamentos que a compõem e dão estabilidade são:

• Capsula Articular: resistente e espessa envolve a articulação coxo-femural. Naparte distal posterior da articulação é mais frouxa do que a parte proximal anterior, que é mais rígida.
• Ligamento Pubofemoral: se insere no ramo superior do pubis e na crista obturatória, sefunde com a cápsula e com a face profunda do feixe vertical do ligamento iliofemoral.
• Ligamento Iliofemoral: muito resistente, está situado na parte anterior da articulação. Reforça a cápsula...
tracking img