Sintese livro murar o medo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNTESE DO TEXTO MURAR O MEDO


O texto “Murar o Medo” aborda como se processa o medo em nossa sociedade, que incute no outro a cultura de que sempre devemos ter medo do desconhecido, ou de queos ambientes conhecidos nos proporcionam maior segurança, é esta a concepção que a sociedade impõe ao cidadão.
Atualmente podemos perceber que em nossa sociedade há um jogo de interesse no qual ospoderosos têm que se sobressair sobre os mais fracos. Claro exemplo desta ótica é a indústria de armas que passou para a sociedade a falsa impressão de que quanto mais armados estivermos maior será anossa segurança; isto não passa de um grande mito tendo-se em consideração que violência gera violência. Os governos gastam milhões com a indústria bélica e deixam de lado uma arma de destruição massivaque está sendo utilizada todos os dias, em todo o mundo: a fome. A fome é sem dúvida a maior causa de insegurança do nosso tempo, mais para os governos que julgam mais interessante investir emarmamento para supostamente estarem “seguros”.

Há muros que separam nações, muros que dividem pobres e ricos, mais não há muros que separem os que têm medo e os que não têm medo, ou seja, o medo éuniversal visto que ele não escolhe classe social, sexo, raça, faixa etária; resumindo, o medo está presente na vida de todas as pessoas, sendo para uns um fantasma constante do cotidiano, e para outros,algo eventual.
A grande muralha que foi erguida para proteger a China das grandes invasões e guerras não evitou os conflitos nem parou os invasores, muito pelo contrário, morreram mais chinesesconstruindo a muralha do que vítimas de invasões.

Mas até quando vamos ficar nesse jogo? Até quando vamos ficar na mão de quem tem só poder e dinheiro? Iremos aceitar isso por toda a vida se deixarmos queeles nos imponham o medo: medo da falta de liberdade, medo da insegurança, medo de conhecer coisas novas e ter a impressão do que o novo e desconhecido é perigoso. O medo impede o conhecimento e o...
tracking img