Sintese do livro planejamento participativo na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento participativo na escola

Partindo da realidade de uma escola de primeiro grau, do estado de são Paulo, bastante negativa por sinal, na qual se propôs uma nova atividade: desenvolver o trabalho pedagógico a partir de um planejamento participativo, comunitário, político, envolvendo atividade conjunta da escola, família e comunidade.
Planejamento participativo constitui-se umaestratégia de trabalho, que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana social, num processo global, para a solução de problemas comuns. O planejamento participativo, partindo de uma filosofia humanística, propõe que o homem, juntamente com seus iguais, discuta seus problemas comuns e construa, a partir de um processo de trocas e buscas comuns, o futuro da comunidade naqual está inserido.
Como toda atividade humana renovadora, o Planejamento Participativo traz consigo vantagens e também riscos, um dos quais diz respeito ao papel da assessoria especializada, manipulação política da comunidade em função de outros interesses, pseudoparticipação da comunidade nos programas de ação governamental.
Embora seja um trabalho desafiante, o Planejamento participativoencontra, em sua efetivação, uma série de dificuldades como as atividades não podem ser preestabelecidas ou determinadas, o desafiante engajamento político e comprometedor, desconfiança natural da comunidade, a compreensão de que a liderança múltipla é muito comum em situações participativas, a pseudoneutralidade do planejador e seus agentes técnicos, a supervalorização da técnica, a inexperiênciado povo brasileiro no exercício da ação democrática, a inércia do brasileiro e o medo inerente a qualquer tipo de grande mudança. As dificuldades e os riscos decorrem da estrutura e do modo de agir das pessoas que efetivam o processo, cujo ponto básico é a participação efetiva direta e consciente da comunidade nas decisões que afetarão a sua vida, história, cultura e política.
Uma das vantagensdo Planejamento participativo é um processo de maiorias decidindo, executando e avaliando, assumindo uma imagem de credibilidade. Na medida em que decide, escolhe, planeja e executa, o grupo se responsabiliza Poe seus atos e tende a realizá-los com perfeição. Conseqüentemente, a comunidade é levada a tomar consciência de suas necessidades e problemas, dialogar sobre eles para descobrir a melhorsolução, com criatividade e consciência.
O Planejamento Participativo é um desafio para verdadeiros educadores, exigindo daqueles que pretendem realizá-lo muita disponibilidade, coragem, persistência, tenacidade, garra, espírito de luta.
Para que a aplicação do Planejamento seja possível, faz-se necessário algumas condições que devem conter todos os elementos constitutivos desse tipo detrabalho: o processo educativo, a escola, o professor e a comunidade.
O processo educativo deve ser gradativo, contínuo, centrado no aluno, capaz de respeitar a sua cultura e a da comunidade em que vive.
A escola deverá apresentar as mesmas características do processo educativo, sendo permanente, renovadora e política. Não podendo ser considerada como um centro polivalente de educação, umainstituição social, destinada a manter e garantir a transmissão da herança cultural de um povo às novas gerações e muito menos ser considerada uma extensão do lar.
O trabalho do educador deve ser político e inovador, integrado consciente e ativamente no social, onde sua escola está inserida. É necessário que o educador assuma seu trabalho como tarefa participativa, comum, a ser decidida, planejada,executada, controlada e avaliada por todos os indivíduos envolvidos.
O Planejamento Participativo deve envolver toda a comunidade, num processo de integração global, estabelecendo um diálogo real entre os vários elementos envolvidos no processo, criando condições para uma troca de informações contínua e recíproca, conduzindo a uma integração e participação de todos de uma maneira ou de outra,...
tracking img