Sintese do acido acetil salicilicao

907 palavras 4 páginas
Síntese do acido acetilsalicílico (AAS)

Objetivos:

O objetivo deste trabalho é obter a Aspirina (Ácido Acetilsalicílico), que é um cristal de cor branca, a partir do Ácido Salicílico e do Anidrido Acético. A reação acontecerá na presença de ácido sulfúrico que atua como catalisador.

Introdução:

O ácido acetilsalicílico (em latim acidum acetylsalicylicum) é um fármaco do grupo dos anti-inflamatórios não-esteroides, utilizado como anti-inflamatório, antipirético, analgésico e também como antiplaquetar. É, em estado puro, um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúvel na água, facilmente solúvel no álcool e solúvel no éter.
Um dos medicamentos mais famosos à base de ácido acetilsalicílico é a Aspirina. O seu nome foi obtido da seguinte maneira: A vem de acetil; Spir se refere a Spiraea ulmaria (planta que fornece o ácido salicílico); e o in era um sufixo utilizado na época, formando o nome Aspirin, que depois foi aportuguesado para Aspirina. Em alguns países, Aspirina é ainda nome comercial registrado, propriedade dos laboratórios farmacêuticos da Bayer para o composto ácido acetilsalicílico.
É o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo. Em 1999 a Aspirina completou 100 anos.

Materiais utilizados:

Erlenmeyer 50 ml
Acido Salicílico
Anidro Acético
Acido fosfórico
Bastão de vidro
Manta aquecedora
Banho de gelo
Agua destilada
Funil de buchner
Bomba de vácuo

Toxicidade:

Acido acetilsalicílico (C9H8O4)
Em adultos:
Toxicidade suave a moderada _______________ 150-300 mg/kg
Toxicidade severa _________________________ 300-500 mg/kg
Potencialmente letal _______________________ >500 mg/kg

Em crianças
Numa criança, a ingestão de 240 mg/kg causará envenenamento moderado a severo, mas as mortes raramente ocorrem quando menos de 480 mg/kg foram tomados. O envenenamento com salicilados em crianças pequenas (<4 anos) é frequentemente mais sério do que em crianças, uma vez que estas desenvolvem

Relacionados