sintese atoIII frei luis de sousa

356 palavras 2 páginas
ATO TERCEIRO
Quadro - síntese
Cenas
2

Personagens

Assunto

Manuel de Sousa;
Telmo traz notícias de Maria: está melhor, mas muito abatida e fraca.
Jorge; Telmo; irmão converso 3
Telmo

Neste monólogo, Telmo mostra-se completamente mudado (“...não sou já o mesmo homem...”).É grande o seu conflito interior: deve ficar ao lado do seu “filho”, D.João de
Portugal, ou da sua filha, Maria? Dividido entre a fidelidade ao passado e o amor ao presente, oferece a sua vida a Deus em troca da vida de Maria.

Telmo; Romeiro

Telmo reconhece no Romeiro a voz de D.João de Portugal. A sua dolorosa fragmentação afectiva é cada vez mais viva. O Romeiro pede a Telmo para evitar a desgraça iminente, mandando-o dizer que aquele peregrino é um impostor e tudo não passou de um “embuste” organizado pelos inimigos de Manuel Coutinho.

Telmo; Romeiro;
Madalena (de fora)
Madalena; Jorge;
Manuel de Sousa

Última “ilusão” de D.João de Portugal que, ouvindo Madalena chamar de fora pelo seu marido, pensa que aquela se dirige a si.
Madalena tenta, ainda, evitar o inevitável, dando conta a frei Jorge e a Manuel das suas dúvidas em relação à veracidade daquilo que foi transmitido pelo Romeiro. Frei Jorge e Manuel de
Sousa, sabendo, sem margem para dúvidas, que o Romeiro é o próprio D.João, não permitem qualquer recuo. Madalena acaba por aceitar a decisão que Manuel tomou pelos dois.

11

Prior de Benfica;
Arcebispo; Manuel de Sousa; Madalena;
Maria

Maria interrompe a cerimónia, dando origem à cena mais melodramática da peça. Alienada pela febre, em delírio, exprime-se de forma violenta, mostrando uma profunda revolta contra o mundo, contra deus, contra a sociedade hipócrita que não permite a dissolução de um casamento, transformando assim, em filhos ilegítimos, aqueles que são apenas vítimas de actos que lhes são alheios.

12

Prior de Benfica,
Manuel de Sousa;
Madalena; Maria;
Telmo; Romeiro

A voz do Romeiro, que Maria ouve pedindo a

Relacionados