Sinopse do filme bicho de sete cabeças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (941 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bicho de Sete Cabeças é um filme de drama brasileiro de 2001, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno, Canto dos Malditos, ocorrido nos anos 70, e apresenta mais uma abordagemanti-asilamento do que uma preocupação com a prevenção e o tratamento do uso das drogas.
O filme conta a história de Neto, um jovem de classe média baixa, pertencente a uma família totalmentedesestruturada, em que os pais descobrem um cigarro de maconha em sua jaqueta e são aconselhados a internar o filho numa instituição psiquiátrica para ajudar no tratamento de reabilitação do vício dedrogas. Instituição esta que usava de recursos tortuosos para lidar com os pacientes, fazendo cada vez mais seus internos, sequelados ao longo de suas estadias na clinica. Lá, Neto é submetido a situaçõesabusivas. O filme além de abordar a questão dos abusos feitos pelos hospitais psiquiátricos, também aborda a questão das drogas e a relação entre pai e filho.
Percebemos a loucura como sinal dadesestruturação da vida familiar, da perda de controle dos filhos. Percebemos também certa máquina social, a família patriarcal, funcionando como uma “tecnologia do poder”. Poder que atua diretamentesobre os corpos desse grupo familiar, modelando-os, manipulando-os.
No caso do filme, Neto é o paciente desse poder exercido por seu pai, que funciona como máquina controladora. O cigarro de maconhano bolso do filho mostra ao pai uma realidade que ele não queria ver, pois revela que o poder não está sendo exercido como ele o desejaria e mostra que ele já não controla mais seu filho. Essa novarealidade gerou novos questionamentos: o que fazer diante dessa situação? Como continuar exercendo o poder de pai?
A solução encontrada por Wilson, pai de Neto, foi interná-lo em um manicômio,transferindo seu poder a outra máquina controladora: a instituição de saúde mental. Temos o ambiente familiar como local para a perpetuação e a reprodução da moral e dos valores defendidos pela sociedade...
tracking img