sinestesia catacrese e metonimea

1564 palavras 7 páginas
Sinestesia
Sinestesia é uma figura de estilo ou semântica que designa a união ou junção de planos sensoriais diferentes. Tal como a metáfora ou a comparação por símile, são relacionadas entidades de universos distintos.
Sinestesia, como figura de linguagem, é o cruzamento dos sentidos, a qualidade de um sentido atribuído a outro, expressão típica de uma determinada categoria de poetas. Quanto mais sentidos cruzados em apenas um sintagma, ou sob uma única conjunção sensorial, mais rica será a frase ou poesia sinestésica.
Exemplos de Sinestesia
• "Vamos respirar o ar verde do outono" (autor desconhecido)
(respirar = olfato / verde = visão, no sentido das cores).
• "Sempre havia, ao amanhecer, uma cor estridente no horizonte" (Giuliano Fratin).
(cor = visão / estridente = audição)
• “E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frémito alegre e doce.” (Eça De Queiros).
(aroma = tato / tato = aroma)
• "A melodia do pianista era doce e rósea em suas sublimes imensidões" (Giuliano Fratin)
(melodia = audição / doce = paladar / rósea = visão)
• "Estende a mão trazendo a chuva, tocando o som do trovão." (Tiago Iorc).
(Tocando = tato / Som= audição)

Catacrese
Catacrese é a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum; são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar a comunicação. Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados. Exemplos comuns são: "os pés da mesa", "marmelada de banana", "vinagre de maçã", "embarcar no avião", "cabeça do alfinete", "braço de rio", "dente de alho" etc. Consiste assim em uma metáfora de uso comum, deixando de ser considerada como tal. Consiste também em dar à palavra uma significação que ela não tem, por falta de termo próprio,

Relacionados

  • Figuras de Linguagem
    2406 palavras | 10 páginas