Sindrome metabolica em criancas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNDROME METABÓLICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS1
METABOLIC SYNDROME IN CHILDREN AND ADOLESCENTS: PREVALENCE AND RISK FACTORS ASSOCIATES
SÍNDROME METABÓLICO EN NIÑOS Y ADOLESCENTES: PREVALENCIA Y FACTORES DE RIESGO ASOCIADOS

Polyana Resende Silva de Morais2; Isabelle Campos Ponciano2; Fernanda Arruda Cunha2; Alessandra Macedo3.
1 Projeto realizado noDepartamento de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC-Go.
2 Alunas do curso de Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás / PUC-GO, Praça Universitária com 1ª avenida (esq. com rua 235) - Setor Universitário, CEP. 74.605-020.
3 Orientadora. Especialista em Nutrição Clínica (São Camilo/SP). Especialista em Nutrição em Cardiologia (SOCESP). Especialista emDistúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular (CEU/SP). Mestre em Ciências da Saúde (FM/USP). Professora efetiva do curso de nutrição da PUC-Goiás, Praça Universitária com 1ª avenida (esq. com rua 235) - Setor Universitário, CEP. 74.605-020.
Responsável: Polyana Resende Silva de Morais. Endereço: Alameda dos Ipês qd. 14 lt. 14, Jardins Florença. Tel. 3246.3031. E-mail: polyana.morais@hotmail.com.Apresentado na II Jornada Científica do Curso de Nutrição, 9 e 10 de dezembro de 2010, Goiânia, Go.
Agradecimentos: Hospital Geral de Goiânia e Projeto PIPOCA – Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás.

INTRODUÇÃO

A síndrome metabólica (SM), descrita como a ocorrência simultânea de diversos fatores de risco como hiperinsulinemia,dislipidemia, hipertensão arterial, distúrbios do metabolismo de carboidratos e obesidade abdominal, tem sido observada desde a infância (REAVEN, 1988).
Segundo estudo realizado na cidade de Taguatinga em crianças obesas com idades entre 7 e 11 anos, constatou-se a presença de SM em 17,3% da população, o que pode levar ao aparecimento mais precoce de diabete melito (DM) e doençasateroscleróticas (FERREIRA; OLIVEIRA; FRANÇA, 2007).
A SM é definida pela International Diabetes Federation (IDF), para crianças maiores de 10 anos, como a presença de circunferência da cintura aumentada além de dois fatores de risco ou mais, dentre os quais encontram-se hipertrigliceridemia, HDL-colesterol baixo, hipertensão arterial e glicemia de jejum alterada ou DM tipo 2 (ZIMMET et al, 2007).Tem sido observada a presença de pelo menos um destes fatores de risco em 60% das crianças e adolescentes com excesso de peso, sendo que 20% apresentam dois ou mais fatores de risco, além de um risco 2,4 vezes maior do que as eutróficas, sendo que aproximadamente 20% a 30% das crianças obesas têm pressão arterial elevada (STYNE, 2001; OLIVEIRA et al, 2004; LAUER et al, 1991).
Ahiperinsulinemia adjunta à resistência à insulina torna-se um risco importante para o desenvolvimento da diminuição da tolerância a glicose em crianças obesas, sendo esta considerada um fator de risco independente para doenças cardiovasculares (DCV), devido ao papel importante no desenvolvimento de outros componentes da SM. É importante verificar a distribuição da gordura corporal e a sua relação naetiologia da hiperinsulinemia e dos outros componentes da SM, uma vez que a obesidade abdominal apresenta uma grande associação com alterações metabólicas (SINHA, 2002; OLIVEIRA et al, 2004).
A associação entre a ocorrência de obesidade entre membros de uma mesma família é conhecida, acreditando-se que isso possa ser devido tanto aos hábitos de vida quanto a fatores genéticos. Além disso, filhosde pais obesos possuem chance 2 vezes maior de desenvolver obesidade do que filhos de pais eutróficos (GIGANTE et al, 2004; STEEMBURGO et al, 2007). Embora os fatores genéticos possam contribuir para a ocorrência da obesidade, estima-se que somente pequena parcela dos casos de obesidade na atualidade possa ser atribuída a esses fatores (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1998).
O objetivo do...
tracking img