Obesidade E Sindrome Metabolica Na Inf E Adol 1 Bianca

4792 palavras 20 páginas
OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA | 237
COMUNICAÇÃO
| COMMUNICATION

Obesidade e síndrome metabólica na infância e adolescência

Obesity and metabolic syndrome in infancy and adolescence

Cecília Lacroix de OLIVEIRA 1
Marco Túlio de MELLO2
Isa de Pádua CINTRA 3
Mauro FISBERG 3

RESUMO
Nas últimas décadas a prevalência da obesidade vem apresentando um aumento em vários países ao redor do mundo. Este fato é preocupante, já que o excesso de gordura corporal, principalmente a abdominal, está diretamente relacionado com alterações do perfil lipídico, com o aumento da pressão arterial e a hiperinsulinemia, considerados fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes melito tipo 2 e as doenças cardiovasculares. Níveis elevados de leptina e de ácido úrico e a alteração dos fatores fibrinolíticos também têm sido observados em indivíduos obesos. O conjunto destas alterações tem sido descrito como “síndrome metabólica” ou “síndrome da resistência à insulina”, já que a hiperinsulinemia tem um papel importante no desenvolvimento dos outros componentes da síndrome metabólica. Entretanto, questiona-se se estas alterações já estão presentes em crianças e adolescentes obesos. Este artigo descreve a fisiopatologia dos componentes da síndrome metabólica e esclarece como este processo ocorre na faixa etária mais jovem.
Termos de indexação: obesidade, criança, adolescente, resistência à insulina, hiperlipidemia, hipertensão, síndrome metabólica.

1

2
3

Pós-graduanda, Centro de Apoio e Atendimento ao Adolescente, Departamento de Pediatria, Universidade Federal de São
Paulo/Escola Paulista de Medicina. Rua Loefgreen, 1647, 04040-032, São Paulo, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: C.L. OLIVEIRA. E-mail: cecilacroix@yahoo.com.br
Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina.
Centro de Apoio e Atendimento ao Adolescente, Departamento de Pediatria, Universidade Federal de São Paulo/Escola
Paulista de

Relacionados