Sindrome digeoge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Cathedral
Ciências humanas biológicas e da saúde
curso de farmácia

síndrome digeorge

PROFESSORA ESP. DENISE QUINTELA.
COMPONENTES: BRUNA SOUZAJULIANA CHRISTINA.

Boa Vista – RR
2012-1

Introdução


A síndrome DiGeorge consiste na má formação embriológica das bolsas faríngeas, levando à hipoplasia tímica emgraus variados e à imunodeficiência celular (relacionada aos linfócitos T), embora estes pacientes sejam capazes de sintetizar anticorpos (não há problemas com a linhagem B). Além disso, há evidênciasde que o timo seja necessário no indivíduo adulto para compensar o desgaste da população de linfócitos já imunologicamente diferenciada.
As manifestações clinicas, são as anormalidades no timo,renais, nas glândulas paratireoides, defeito no coração, na aorta, e a hipocalcemia resistente ao tratamento padronizado entre outras manifestações.
A terapia nem sempre precisa de transplante da medulaóssea, é um tratamento de escolha. O transplante do timo fetal (Digeorge) hodiernamente é raramente utilizado.

Síndrome de DiGeorge ou aplasia tímica congênita

A história do nome desta síndromeé interessante por ressaltar a importância da interação entre os estudos experimentais e os casos clínicos. Em 1965, o médico Angelo DiGeorge participando de um congresso científico, entrou emcontato com os resultados dos experimentos em que se utilizava animais timectomizados ou bursectomizados e que elucidaram a função do timo e da bursa de Fabricius na maturação dos linfócitos. Nesta época,DiGeorge estava avaliando crianças que apresentavam hipoparatireoidismo e agenesia tímica e relacionou estes casos médicos aos experimentais com animais timectomizados.
A Síndrome de DiGeorgecaracteriza-se imunologicamente pela aplasia (desaparecimento da capacidade do organismo de reagir a uma substância ou a um agente patogênico em relação aos quais anteriormente estava sensibilizado) ou...
tracking img