Sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
 

RESUMO: O artigo apresenta como objetivo a investigação e reflexão do processo de inclusão dos alunos com Síndrome de Down, a influência da família e da sociedade e o papel do professor frente à Educação Inclusiva com foco no aluno. Justifica-se a pesquisa pelo princípio social e educativo que rege a educação inclusiva é que toda criança deve serincluída na sociedade desde o seu nascimento e no aspecto pessoal do interesse em melhorar sua inclusão. Quando esse processo é feito ou quando as famílias conseguem realizá-lo de maneira natural à criança com Síndrome de Down possuirá mais recursos para ser inserida numa esfera maior da sociedade.

PALAVRAS- CHAVE: Síndrome de Down, Inclusão, família.

INTRODUÇÃO

Este estudo apresentao tema: A inclusão de crianças com síndrome de Down e possui relevância pessoal, isto é, o aprimoramento intelectual do autor em sua jornada educativa e relevância social para ajudar pais e sociedade a melhorar o entendimento sobre os portadores da síndrome.
Justifica-se pelo princípio que rege a educação inclusiva que toda criança deve ser incluída na sociedade desde o seu nascimento e oprimeiro passo deve ser um acolhimento genuíno da família, para facilitar sua inclusão escolar e social. Quando esse processo é feito ou quando as famílias conseguem realizá-lo de maneira natural à criança com Síndrome de Down (SD) estará com recursos internos mais adequados para ser incluída em novas situações sociais.
O problema levantado: É comum que o aluno com Síndrome de Down apresente umadeficiência intelectual, portanto se encontra em desvantagem em relação aos alunos considerados “normais”?
Como objetivo geral pretende investigar e refletir sobre o processo de inclusão dos alunos com Síndrome de Down.
Os objetivos específicos são os de considerar a influência da família e da sociedade na evolução do portador de Síndrome de Down identificando o papel do professor frente à EducaçãoInclusiva com foco no aluno com Síndrome de Down.
Para tal objetivo se fundamentará principalmente nos autores: CARNEIRO (2008); MANTOAN (2006); MITTLER (2003); e SCHWARTZMAN (2003).

NECESSIDADES ESPECIAIS e atuação da família

Segundo Voivodic (2004: 39) a SD “foi a primeira síndrome associada a uma aberração cromossômica, sendo a principal causa genética da deficiência mental.” Necessidadesespeciais são aquelas que, por alguma espécie de limitação requerem certas modificações ou adaptações no programa educacional, a fim de que possam atingir seu potencial máximo. Essas limitações podem decorrer de problemas visuais, auditivos, mentais ou motores, bem como de condições ambientais desfavoráveis. As causas dessa doença: dentro de cada célula do nosso corpo, estão os cromossomos,responsáveis pela cor dos olhos, altura, sexo e também por todo o funcionamento e forma de cada órgão do corpo interno, como o coração, estômago, cérebro, etc.
Cada uma das células possui 46 cromossomos, que são iguais, dois a dois, quer dizer, existem 23 pares ou duplas de cromossomos dentro de cada célula. Um desses cromossomos, chamado de nº 21 é que está alterado na Síndrome de Down. A criançaque possui a Síndrome de Down tem um cromossomo a 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Portanto a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. É um acidente genético. Esse erro não está no controle de ninguém.

Penso que sempre existe a possibilidade de nos transformarmos, mudarmos nossas práticas de vida,enxergarmos de outros ângulos o mesmo objeto ou a mesma situação, conseguirmos ultrapassar obstáculos que julgamos intransponíveis, nos sentirmos capazes de realizar o que tanto temíamos, sermos motivados por novas paixões... Essa transformação move o mundo, modifica-o, torna-o diferente, porque passamos a enxergá-lo e a vivê-lo de um outro modo, que vai atingi-lo de maneira concreta e mudá-lo,...
tracking img