Politia e politicagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL INSPETORA DULCINÉIA VARELA MOURA

TRABALHO DE GEOGRAFIA

MANAUS-AM
2010
ESCOLA ESTADUAL INSPETORA DULCINÉIA VARELA MOURA

3°ano turma: 1

POLITICA E POLITICAGEM NOS DIAS ATUAIS


Trabalho apresentado para obtenção de nota da disciplinaGeografia que é ministrada e avaliada pela Profª Nila











MANAUS-AM
2010
Introdução
Este trabalho aborda dois temas importantes do nosso dia a dia que é política epoliticagem, vivemos hoje em um momento em que a política é questionada, pois, ela é sistematicamente confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos o seja os politiqueiros. Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, Mas Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender os direitos de cidadania.
Política, emsentido estrito, é a arte de governar a cidade-estado, e deriva do adjetivo politikós, que significa tudo o que se relaciona à cidade, isto é, tudo o que é urbano, público, civil e social. A política exerce um grande papel no mundo inteiro, pois todas as decisões tomadas, em sua maioria, são resolvidas na política. 
Há também o sentido pejorativo da política, dado pelas pessoas desencantadasdiante da corrupção e da violência, associando-a a politicagem, falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos.

Política e politicagem nos dias atuais
O que é política?
Essa palavra política surgiu na Grécia, da união de duas outras palavras, a saber: pólis, que significa cidade, e tikós, que quer dizer bem comum.
Por isso, no sentido nãocorrompido da palavra, trata-se do que é relacionado à Cidade (hoje no caso, o Estado, ou nação como um todo), e tudo que é público. Leis, direitos, deveres, punições, sanções, validação de atos. Ou seja, a política é a arte de cuidar do que é de todos.
O poder político é possível valer-se da força como meio para exercer a vontade diante disto este pode ser considerado o poder supremo, para tantoo poder político conta com o apoio da sociedade, onde por intermédio do estado se exercita as punições quando estas são necessárias, ainda pode se destacar no poder político a universalidade e a exclusividade; o poder político possui limites, porém estes variam de acordo com o tipo de Estado, a política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social dapopulação, este assunto mesmo não estando explicito nas conversas diárias é fundamental a vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.
Em tal contexto, os mais preocupados com o bem comum se perguntam: o que posso fazer para mudar a situação atual? Como argumentar a favor dapolítica quando o que vemos são Sarneys, lulas e genuínos não tão genuínos administrando o bem público como se tratassem de seus feudos? Como fazer com que o “cidadão comum” se interesse pela política, e não pela politicagem? Como dar base à esperança de que um dia conseguiremos concretizar o bem comum sobre o qual se debruçaram tantos filósofos ao longo do tempo?
Falar de política, não édifícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intuito de buscar uma solução para “o problema”.
Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da sociedade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem...
tracking img