Sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética e metabólica complexa atribuída à presença de três cópias do cromossomo 21. Por causa dessas três cópias, as crianças apresentam algumas características comuns entre elas: os olhos levemente puxados, o rosto mais arredondado, dificuldade na fala, desenvolvimento motor mais lento, etc. estas características fazem com que elassejam diferentes das outras crianças denominadas “normais”.
Por causa destas e de outras diferenças que a inclusão das crianças com Síndrome de Down é muito importante para ambos os lados, tanto para as crianças normais quanto para as crianças especiais, principalmente desenvolvendo a parte social de cada um.
Para Rosadas (1994), devemos olhar as pessoas com necessidades especiais,percebendo suas capacidades, possibilidades e potencialidades, e não as suas limitações. Devemos assegurar os seus direitos de igualdade os seus direitos de igualdade de ser social e o direito de melhorar sua qualidade de vida através da atividade física.
Na Educação Física escolar, a Educação Inclusiva deve ser muito bem trabalhada, pois com o exercício, com os jogos e brincadeiras, ascrianças acabam descobrindo as qualidades e defeitos de cada aluno, e é nessa hora que o professor deve estar atento para que não haja nenhum tipo de exclusão de deficientes, e que essas crianças possam sentir incluído na atividade.
Normalmente as pessoas que possuem a Síndrome são mais tímidas, gostam de brincar sozinhas, fazer o que elas gostam. Nas atividades escolares os professores devemfazer com que todos brinquem juntos estimulando as crianças a isso, para que essa timidez possa ser perdida e ela comece a dividir suas vontades com as outras crianças.
Estudar a inclusão das crianças com Síndrome de Down na escola me motivou pela curiosidade em saber como é feita a inclusão dos mesmos, investigando se a escola está preparada para receber essas crianças, observando se háalgum tipo de exclusão por parte dos alunos ou dos professores.
Realizar a inclusão de pessoas com Síndrome de Down é uma tarefa complicada, pois elas são crianças especiais que necessitam de uma atenção especial, e como fazer esse atendimento sem deixar de dar atenção para as outras crianças também, e ao mesmo tempo fazer com que os alunos não excluam o colega com Síndrome de Down.Assim o problema da investigação é: será que a escola está preparada para receber crianças com Síndrome de Down? Muito está por fazer ainda sobre está questão, mas podemos notar que vários colegas da Educação estão em busca de conhecimento para recebê-los e as escolas estão se adaptando também.
Para atingir este propósito o trabalho está estruturado da seguinte forma. Na revisão deliteratura vamos estudar as características das crianças com SD, também com base na literatura; analisar as capacidades motoras das pessoas com Síndrome de Down, rever as leis que falam dos deficientes desde a primeira até os dias atuais.
Este trabalho objetiva compreender a importância da Inclusão do deficiente com Síndrome de Down na escola pública como crianças normais. Ao olhar as pessoas queapresentam algum tipo de deficiência é preciso perceber suas capacidades, possibilidades e potencialidades, e não as suas limitações nem suas desvantagens.
Na inclusão a escola deve ter em mente que: “para qualquer pessoa seja ela portadora de deficiência ou não, a educação é o grande diferencial para que consiga alcançar êxito nos propósitos que almeja”.
O objetivo é mostrar que ainclusão pode ser realizada em qualquer escola de ensino regular, que com um projeto pedagógico bem elaborado e um currículo adaptado as crianças com Síndrome de Down são capazes de aprender do mesmo jeito que outras crianças, mesmo apresentando uma hipotonia muscular.
Este trabalho tem como propósito apresentar a pesquisa, está feito sobre pesquisa bibliográficas feitas em livros e...
tracking img