Sincronicidade e Mentoring

2051 palavras 9 páginas
29
Sincronicidade no mentoring
A sincronicidade abre caminho para escutar e acionar a intuição, levando a efeito a conexão realizada consigo e com o outo, resultando em algo que é grandioso, em uma transcendência inimaginável. Mentor e mentorado podem viver essa experiência

Jean Pierre de Lima

Coaching Mentoring

Jean Pierre de Lima

228

Advogado, Especialista em Comércio Exterior, Especialista em Direito
Público Municipal, Especialista em Direito Tributário, MBA Executivo em Gestão Empresarial, Coach, Hipnólogo, Constelado Organizacional e Palestrante. É idealizador e fundador do Instituto Aziz.
Contatos:
www.institutoaziz.com.br jeanpierre@institutoaziz.com.br Jean Pierre de Lima

S

incronicidade é um conceito desenvolvido pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado.
Desta forma, é necessário que consideremos os eventos sincronísticos não relacionados com o princípio da causalidade, mas por terem um significado igual ou semelhante. A sincronicidade é também referida por Jung de "coincidência significativa".
Em termos simples, sincronicidade é a experiência em que ocorrerem dois ou mais eventos que coincidem de uma maneira que seja significativa para a pessoa ou pessoas que vivenciaram essa
"coincidência significativa".
É importante destacar que a sincronicidade difere da coincidência, uma vez que ela não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas também, e principalmente, num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso por meio de eventos ou relações significativas.
Ocorre que, às vezes, a sincronicidade se manifesta atemporalmente e/ou em eventos energéticos acausais, e em ambos os casos são violados princípios associados ao paradigma científico vigente.
Segundo Rocha Filho, inclusive o “insight” pode ser um fenômeno sincronístico, assim como muitas descobertas científicas que, de acordo com dados

Relacionados

  • fichamento
    56540 palavras | 227 páginas