Simulador de Solid-State Drives (SSDs) baseados em memórias NAND Flash para aplicações de Proxy de Vídeo

2485 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CURSO: Engenharia de Computação
TÍTULO: Simulador de Solid-State Drives (SSDs) baseados em memórias NAND Flash para aplicações de Proxy de Vídeo
AUTOR: DRF
ORIENTADOR: Prof. M.Sc. BSN

1. Introdução
Grande parte dos serviços utilizados atualmente na Internet são dedicados a prover conteúdo multimídia, como por exemplo a exibição de vídeos, músicas, ensino a distância, etc. Desta forma, faz-se necessária uma estrutura de rede mais robusta que a atual [4, 10], que ofereça taxas de transferência sustentáveis na casa das centenas de megabytes, bem como a garantia da que a transmissão não será interrompida.
Graças a essa crescente demanda por serviços multimídia, dos quais podemos destacar a distribuição de vídeo sob demanda (Video on Demand – VoD), vários estudos tem sido apresentados com a finalidade de viabilizar a oferta destes serviços. Em diversas soluções propostas [2, 4], que tratam da distribuição de vídeo sob demanda, uma das medidas que aumentam a eficácia do serviço é a inserção de um proxy entre o servidor de vídeo e um grupo de clientes.
Grosseiramente, podemos dizer que um proxy de vídeo armazena vídeos (ou partes deles) que são de maior interesse dos clientes e os distribui diretamente aos usuários, reduzindo o tráfego de dados na rede.
Para que um proxy possa prover a distribuição de vídeo a uma grande quantidade de clientes, é necessário que seus componentes (interface de rede, processador, memória, etc) suportem um intenso fluxo de dados. De acordo com estudos realizados [7, 9, 11], o sistema de memória é muitas vezes o principal gargalo deste sistema, que necessita de um dispositivo de armazenamento de grande capacidade, baixa latência de acesso e alta vazão de dados.
Como forma de contornar o problema da vazão de dados em um proxy de vídeo, faz-se necessário um sistema de memória bem elaborado, com a escolha correta da tecnologia empregada e um

Relacionados

  • ATPS org
    10530 palavras | 43 páginas