Simulado Metro_df

3624 palavras 15 páginas
1.

e. Ao lado da especialização das bases tributárias, o fisco tem se posicionado quanto à importância de prover à administração tributária de autonomia orçamentária, financeira, administrativa e funcional, assim como a previsão de uma lei orgânica que, inclusive foi aceita como emenda, pelo relator da matéria, na Câmara dos Deputados.

O texto abaixo foi adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo de 21.01.2009. Assinale a opção que representa continuação coesa e coerente para o texto.

O desemprego em dezembro dá uma ideia mais clara, e nada animadora, do tamanho da crise instalada no País desde o trimestre final de 2008. No mês passado, foram fechados 654.946 postos de trabalho formais, segundo informou o governo. Foi mais que o dobro do número registrado um ano antes, quando foram demitidos, em termos líquidos,
319.414 trabalhadores com carteira assinada. O aumento das demissões é normal no fim do ano, principalmente na indústria, depois de encerrada a produção para o Natal.

(Roberto Kupski, Correio Braziliense, 15.01.2009, 21, com adaptações.)

3.

• Conflitos organizacionais são inevitáveis.
• Conflitos organizacionais são aqueles que ocorrem na situação de trabalho.
• A inevitabilidade dos conflitos organizacionais se dá porque as empresas constituem um sistema social composto por pessoas.
• Essas pessoas têm características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas.

a. Desta vez, no entanto, as dispensas foram surpreendentes, mesmo levando-se em conta a piora das condições econômicas.
b. Mesmo que, se o presidente da República e seus ministros têm novos planos para reanimar a economia, não devem esperar muito mais tempo para iniciar sua execução.
c. Essas informações sobre o comércio exterior, já conhecidas, confirmaram a perda de impulso das exportações e a contínua redução do superávit comercial.
d. Porquanto nas três primeiras semanas de janeiro o intercâmbio de

Relacionados